PUBLICIDADE

KoF XIII Global Match esbarra na dificuldade de se encontrar partidas online

Novos recursos implementam melhorias justamente nelas, mas base pequena de jogadores prejudica experiência

28 nov 2023 - 18h52
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários
The King of Fighters XIII Global Match está disponível para PlayStation e Switch
The King of Fighters XIII Global Match está disponível para PlayStation e Switch
Foto: Reprodução / SNK

Lançado originalmente em 2010 – e inicialmente não muito bem recebido por mexer em mecânicas já consagradas da série – para fliperamas e depois para consoles, The King of Fighters XIII já recebeu alguns relançamentos ao longo da última década, e Global Match é mais um deles. 

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Lançada para PlayStation 4 e Nintendo Switch, a versão traz algumas melhorias, e a principal delas está no modo online. Global Match implementa o rollback netcode, um recurso que torna as partidas online mais estáveis e consideravelmente mais prazerosas. A funcionalidade é bem-vinda, mas encontra um problema: a dificuldade em encontrar partidas.

Com uma base de jogadores relativamente pequena, ao menos no PlayStation, o tempo de espera costuma ser longo, o que compromete bastante a experiência.  Além disso, cabe uma autocrítica: os jogadores de The King of Fighters costumam ser entusiastas, e são um tanto quanto impiedosos com aqueles menos experientes, como eu. 

Novidades à parte, Global Match traz uma quantidade surpreendente de conteúdo. Tudo o que foi lançado durante os 13 anos do jogo está incluído na nova versão, o que garante um elenco de mais de 30 personagens jogáveis e muito o que se fazer e conhecer no modo história, semelhante a uma novela visual.

A jogabilidade também é bem semelhante à original e, em batalhas três contra três, traz de volta o Drive Cancel e o Hyper Drive. São mecânicas que quando dominadas, facilmente ditam os rumos de cada confronto – e não é preciso ser experiente para perceber isso bem rápido.

Algo que se destacou na versão original e que se mantém em altíssimo nível é a qualidade gráfica. The King of Fighters XIII tem sprites 2D tradicionais e efeitos visuais modernos, e é escancarado a atenção e o cuidado que os desenvolvedores colocaram em cada animação. Personagens e cenários se fundem em um verdadeiro show de cores fluido e preciso – infelizmente, KoF XIII foi o último jogo da franquia a adotar sprites 2D para os personagens, o que dá um ar ainda mais nostálgico à Global Match.

Considerações

The King of Fighters XII Global Match – Nota: 8
The King of Fighters XII Global Match – Nota: 8
Foto: Reprodução / Game On

The King of Fighters XIII Global Match continua sendo o deleite visual que a entrada sempre foi na franquia. A jogabilidade é outro ponto positivo e com os novos recursos online, é bem aproveitada também nos modos online. Ironicamente, o único problema do lançamento é a demora para se encontrar partidas online. Ainda assim, um pacote divertido para os fãs da franquia da SNK.

The King of Fighters XIII Global Match está disponível para PlayStation 4 e Switch.

*Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela SNK.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade