PUBLICIDADE

Jogamos: Total War Pharaoh é passo certo para renovar a franquia

Novo jogo de estratégia da Creative Assembly renova a jogabilidade clássica com novas mecânicas

12 set 2023 - 12h33
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Total War Pharaoh é o novo jogo de estratégia da Creative Assembly
Total War Pharaoh é o novo jogo de estratégia da Creative Assembly
Foto: Creative Assembly / Divulgação

A série Total War, ao longo dos anos, vem procurando novas formas de explorar guerras fictícias e reais que ocorreram ao longo da história da humanidade. Desta vez, a equipe da Creative Assembly resolveu apostar no Egito Antigo com Total War: Pharaoh, explorando novas mecânicas e revitalizando maneiras clássicas de jogar.

Participe do Circuito Game On de Valorant e concorra a R$ 5 mil e bolsas de estudo! Inscreva-se no Discord do Game On!

O Game On teve a oportunidade de jogar mais de 60 turnos do novo jogo, e contamos tudo o que há de novo na empreitada da franquia Total War pelo Egito Antigo.

Em busca do trono 

O ponto principal de Total War: Pharaoh é a busca de um sucessor para o trono de um dos maiores reinos que existiram na história da humanidade. O atual faraó do Egito está morto, e isso gera uma guerra total entre diferentes tribos que buscam legitimidade em cima do trono dos deuses. 

O jogo oferece uma grande variedade de líderes, que podem ser egípcios, canaanitas e hititas. No entanto, no teste, só pude jogar com Ramesses, o filho do atual faraó. Dotado com uma grande habilidade de guerreiro e temido por todo o Egito, Ramesses acredita que é o destino dele se tornar o próximo faraó, e guiará o seu exército pelas areias do deserto enquanto toma controle de diferentes cidades, vilas e campos de produção.

Favores dos deuses

O Egito vira cenário de guerra em Total War Pharaoh
O Egito vira cenário de guerra em Total War Pharaoh
Foto: Creative Assembly / Divulgação

Acompanhando a cultura do Egito Antigo de uma forma mais realista, o jogo introduz “deuses” que providenciam diferentes vantagens ao jogador. Ao criar templos homenageando um dos 19 deuses disponíveis no jogo, o jogador ganhará favores que aumentam conforme novos templos são criados. Mas, assim como os deuses oferecem favores, eles também podem oferecer desvantagens ao jogador incapaz de agradar. 

Para obter a vitória e ser coroado como Rei, é necessário acumular legitimidade. A legitimidade é uma espécie de “moeda” adquirida ao conquistar locais sagrados espalhados pelo Egito, como templos aos Deuses e casas de oração. Ao conquistar legitimidade o suficiente, será possível declarar guerra com o Faraó em uma grande guerra civil, que irá colocar em cheque as suas habilidades como estrategista no campo de batalha. 

Novidades no campo de batalha

As batalhas de Total War Pharaoh trazem maior foco na estratégia
As batalhas de Total War Pharaoh trazem maior foco na estratégia
Foto: Total War Pharaoh / Reprodução

As batalhas de Total War: Pharaoh estão maiores do que nunca. Apesar de o combate ser um pouco mais devagar (para incentivar o gerenciamento e planejamento de unidades), ele traz batalhas épicas em grande escala de tirar o fôlego.

Utilizando o sistema já conhecido pelos fãs da franquia, o jogo expande as batalhas com um novo sistema de clima e terreno dinâmico. Enquanto você estiver separando as suas unidades de ataque e defesa no campo, é possível se deparar com diferentes atos climáticos que podem mudar totalmente o rumo de uma batalha.

As tempestades podem fazer lama no chão e prejudicar as unidades. As tempestades de areia podem atrapalhar a visibilidade no campo de batalha, e o calor do deserto pode fazer com que as unidades fiquem cansadas e acabem queimadas. Tudo isso ocorre em tempo real, e geram uma sensação de imprevisibilidade nunca vista antes na franquia Total War. 

Conclusão 

As batalhas de Total War Pharaoh ocorrem em pontos históricos do Egito Antigo
As batalhas de Total War Pharaoh ocorrem em pontos históricos do Egito Antigo
Foto: Creative Assembly / Divulgação

Total War: Pharaoh é um passo na direção certa para a franquia de estratégia. O jogo utiliza muito bem o período histórico para impulsionar batalhas épicas em grande escala, além de oferecer sistemas passivos que mudam o rumo da campanha em tempo real. Apesar do combate ser um pouco mais lento que os jogos anteriores, ele combina com a expansão das mecânicas já utilizadas para criar uma experiência satisfatória e divertida ao jogador, seja ele veterano ou novato. 

Total War Pharaoh será lançado no dia 11 de outubro para computador, através da Steam.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade