PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Footgun: Underground é roguelike com conceito único

Jogo da Turtle Knight Games mistura elementos de roguelike com futebol

23 abr 2024 - 17h04
(atualizado em 24/4/2024 às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Footgun: Underground mistura elementos roguelike com futebol
Footgun: Underground mistura elementos roguelike com futebol
Foto: Reprodução / CobraTekku Games

Os "roguelikes" vem se tornando cada vez mais populares, e por isso não é difícil ver muitos projetos parecidos espalhados pelas principais plataformas. Entretanto, FootGun: Underground segue um caminho próprio – embora bastante arriscado.

Desenvolvido pela Turtle Knight Games, Footgun: Underground, como o próprio nome sugere, coloca o jogador em uma rede subterrânea invadida por uma força misteriosa e com apenas uma arma disponível: uma bola de futebol.

Um ciclo viciante

Em seu alicerce, o jogo tem todos os recursos que já conhecemos de outros títulos do gênero. É possível optar por seguir a trilha que oferece as recompensas mais vantajosas para a jogatina, equipar itens entre as fases e, se morrer, retornar ao início.

Mas se nesses quesitos Footgun: Underground não entrega nada inédito, felizmente o combate é algo completamente novo no gênero. A única arma do jogador é uma bola de futebol, e ela será a responsável por eliminar cada inimigo pelo caminho.

Basicamente, para acertar um inimigo, é preciso dominar a bola e posicioná-la na direção correta. Para isso, o jogo oferece um comando dedicado no mouse, que serve para segurar a bola nos pés, enquanto com o outro botão se mede a força do chute.

De início, a jogabilidade pode parecer um pouco confusa, afinal, o combate é muito diferente do comum. No entanto, depois de alguns minutinhos tudo parece funcionar do jeito correto – inclusive, me vi fazendo diversos malabarismos para derrotar os inimigos pendurados no teto ou em fileiras.

Como mencionei, é possível adquirir novos itens e vantagens que podem ser equipadas na tentativa atual. Algumas vantagens podem ser combinadas para gerar itens mais poderosos, além de existirem diferentes tipos de bolas no campo de batalha.

Essa variedade de itens ajuda a criar um ciclo de tentativas bem viciante, que me fizeram voltar várias e várias vezes após morrer por alguma estupidez.

A direção de arte é modesta, mas funciona. Com sprites 2D bem coloridos e boas referências visuais, o jogo consegue manter o jogador focado no combate sem se perder no enxame de inimigos e efeitos visuais, que preenchem a tela constantemente.

Considerações

Footgun: Underground
Footgun: Underground
Foto: Reprodução / CobraTekku Games

Footgun: Underground é um roguelike divertido, viciante e com um conceito que o separa dos demais. O jogo pode parecer um pouco complicado no início, mas os comandos são bem responsivos e a experiência geral é satisfatória. Diante de todos os outros jogos do gênero disponíveis, é uma adição interessante à biblioteca.

Footgun: Underground será lançado no dia 30 de abril para PC via Steam.

*Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela CobraTekku Games.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade