Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Earthion oferece muito daquilo que havia de melhor na geração 16 bits

Com trilha sonora e produção de Yuzo Koshiro, jogo da Ancient entrega experiência de gala no gênero de jogos da navinha

5 ago 2025 - 09h34
Compartilhar
Exibir comentários
Earthion oferece muito daquilo que havia de melhor na geração 16 bits
Earthion oferece muito daquilo que havia de melhor na geração 16 bits
Foto: Reprodução / Limited Run Games

Quando alguém nos anos 1990 queria jogar algum game no estilo shoot’em up, conhecidos popularmente como jogos de navinha, o Mega Drive era indubitavelmente a melhor escolha. Thunder Force, Gaiares, Trouble Shooter, Truxton, Hellfire, M.U.S.H.A., Gley Lancer, Steel Empire, Gynoug, Super Fantasy Zone, Sagaia, e por aí vai. A lista de títulos deste gênero no clássico console da Sega é vasta e de qualidade.

Earthion chega para fazer companhia a esta seleção ímpar de jogos do Mega, sendo uma verdadeira viagem ao passado. Então aperte os cintos, ligue os motores da nave e prepare-se para decolar rumo ao espaço sideral.

Salve a Terra dos invasores alienígenas

A história do game é bem direta, sem rodeios. Você é a piloto e pesquisadora ambiental, Azusa Takanashi, que precisa pilotar uma avançada nave de combate para enfrentar invasores alienígenas e salvar o planeta Terra.

A jogabilidade é excelente e apresenta diversas armas diferentes ao longo das oito fases presentes no jogo. Todas as armas podem ser melhoradas obtendo cristais verdes derrubados pelos inimigos, mas é preciso ter cuidado, pois ser atingido não apenas retira seu escudo de proteção, mas também reduz seu poder de fogo até o ponto em que você perde a arma secundária a qual estiver utilizando.

O escudo se regenera sozinho depois de algum tempo, mas as armas só ficam mais fortes com uso dos cristais verdes.

Além das armas, há um item especial chamado Adaptation Pod, e se você terminar a fase com ele na nave, poderá obter uma melhoria permanente na forma de mais escudo e tiro principal, vidas extras, mais slots de armas, e assim por diante.

Earthion tem muitos chefes e subchefes ao longo de suas oito fases
Earthion tem muitos chefes e subchefes ao longo de suas oito fases
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

A dificuldade do jogo é brutal, sendo inclusive mais difícil do que alguns dos shoot’em ups lançados originalmente no Mega Drive. Inimigos e projéteis em todos os cantos da tela, chefes desafiadores (que têm inclusive barras de vida) e fases que vão testar seus reflexos. Se for jogar e estiver passando aperto, reduza o nível de dificuldade, pois isso muda o comportamento de alguns inimigos e até mesmo as lutas contra os chefes.

É bem provável que alguns jogadores não consigam terminar Earthion na primeira tentativa. No entanto, ao acabarem todas as suas vidas, continues e ocorrer o Game Over definitivo, você recebe uma password (sim! o jogo tem um sistema de passwords!) que te permite recomeçar a jornada com todos os upgrades permanentes que obteve via Adaptation Pod, vindo daí também a importância de terminar cada fase com isso na nave. Com todos os upgrades, um jogo que era difícil passa a ficar bem mais fácil, dando até mesmo para zerar sem morrer, se você tiver habilidade suficiente.

Graficamente Earthion é um espetáculo, havendo inclusive várias opções de customização no visual. Até mesmo as scanlines contam com um robusto sistema de personalização, mas também podem ser desligadas. No entanto, eu não recomendo que você desligue-as, pois faz o jogo perder muito de sua parte artística, já que como todo game voltado para TVs de tubo, seus visuais são feitos para tirar vantagem das scanlines, ficando muito diferentes (e piores) se você jogar sem isso.

Você também pode mexer na imagem, no escalonamento e nas opções de borda. Há também configurações de imagem pré definidas, que permitem jogar imitando o visual de uma TV de tubo curvada, plana e até mesmo detonada.

Realizar melhorias permanentes na nave é crucial para deixar o jogo mais fácil
Realizar melhorias permanentes na nave é crucial para deixar o jogo mais fácil
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

A trilha sonora dispensa apresentações. A cada fase do jogo que passa, você fica mais encantado com as músicas do fenomenal compositor Yuzo Koshiro, com ele mostrando novamente que, mesmo após tantos anos, continua muito afiado naquilo que sabe fazer de melhor. E há também opções para modificar as configurações do áudio.

Falando dos extras, há um menu para escutar as músicas do jogo, alguns desafios para provar suas habilidades, um ranking de pontuação online e quatro demos de Earthion, incluindo o protótipo inicial do jogo, com isso te permitindo ver pessoalmente como foi o progresso no desenvolvimento a cada nova versão do game.

Apesar do jogo ser fantástico, ele tem algumas ressalvas. A movimentação da nave é um tanto lenta em algumas situações, especialmente nas dificuldades mais elevadas, e o preço de R$ 110,99 pode parecer um pouco salgado para alguns jogadores, já que você termina o game em 1h30-2h se precisar de duas tentativas para isso, que foi o meu caso jogando no nível Normal. Dito isso, é um jogo feito para ser zerado várias vezes, especialmente para aqueles que desejam ir atrás de todas as conquistas / troféus.

Considerações

Earthion - Nota 9,5
Earthion - Nota 9,5
Foto: Divulgação / Game On

Após terminar Earthion cinco vezes, digo que trata-se de um jogo que me fez voltar aos tempos de infância, quando eu chegava a passar tardes inteiras jogando Mega Drive e vivia indo na locadora alugar os últimos lançamentos daquela que considero até hoje como sendo a melhor geração de videogames. Se você curte jogos de navinha e o trabalho de Yuzo Koshiro ou quer apenas uma autêntica experiência 16 bits, Earthion é a escolha perfeita.

Earthion está disponível atualmente para PC. O jogo também será lançado em setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Switch e Xbox Series X|S, e em 2026 para Mega Drive.

Esta análise foi feita no PC com uma cópia gentilmente cedida pela Limited Run Games.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade