PUBLICIDADE

Botany Manor é relaxante jogo de jardinagem

Cuidar das plantas em um casarão histórico no interior da Inglaterra é mais desafiador do que você imagina

8 abr 2024 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários
Em Botany Manor, o desafio é cuidar do jardim e fazer as plantas florescerem
Em Botany Manor, o desafio é cuidar do jardim e fazer as plantas florescerem
Foto: Botany Manor / Divulgação

Botany Manor é um jogo excelente para quem busca uma experiência mais relaxante e até educativa nos seus jogos - e sem ficar chato, já adianto. No jogo que chega nesta semana ao Game Pass, o jogador assume o papel de uma botânica aposentada, Arabella Greene, e deve cuidar de sua mansão no interior da Inglaterra, mais especificamente, de um enorme jardim cheio de plantas fantásticas.

O jogo rola em primeira pessoa e você perambula pela mansão, um casarão histórico digno de Downtown Abbey e Briggerton, enquanto cuida das plantinhas e desvenda puzzles, lê cartas e artigos que relembram sua trajetória como cientista na Era Vitoriana. Não vou dar muitos detalhes sobre a trama, mas a carreira de Arabella não foi tão fácil, o que deixa o final da história ainda melhor.

Puzzles e jardinagem

O foco do jogo está em gerenciar o jardim e cuidar das plantas, sendo que em cada capítulo é preciso cuidar de uma certa quantidade de plantas, que devem crescer e florescer. Para isso, o jogador deve recriar o habitat natural delas, coletando pistas no cenário e organizando tudo. 

Não há indicadores avisando para onde ir ou qual é o próximo passo, o que torna a brincadeira imersiva e realmente desafiadora. É preciso ler artigos, anotações (em cadernos belamente ilustrados) e examinar os objetos, juntando as pistas conforme a sua própria dedução - ao juntar os itens certos para uma determinada planta, o jogo te avisa que deu certo, mas atenção pois não há nenhum indicador de que a pista escolhida está certa durante esse processo. As plantas são muito bem feitas e ajudar em seu crescimento mostra como o equilíbrio do ecossistema é delicado.

Há várias ferramentas de jardinagem disponíveis para o jogador
Há várias ferramentas de jardinagem disponíveis para o jogador
Foto: Botany Manor / Divulgação

Novas áreas da mansão são desbloqueadas conforme o jogador progride. Além de novos desafios, também é muito relaxante passear pelo casarão, apreciar a paisagem ao longe, curtir os detalhes desenhados pelos desenvolvedores para fazer da mansão um lugar aconchegante.

Considerações

Botany Manor - Nota 8
Botany Manor - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Botany Manor é um jogo aconchegante, com puzzles desafiadores e capaz de entreter os jogadores por muitas horas, mas fica o aviso: é preciso bastante atenção e muita leitura - ainda bem que está tudo em português do Brasil! - para desvendar seus mistérios e cultivar o exuberante jardim da mansão.

Botany Manor chega em 8 de abril para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo está incluso no vatálogo do Game Pass.

*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Balloon Studios.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade