PUBLICIDADE

Análise: Kingdom Eighties é uma divertida aventura nos anos 80

Game da Raw Fury troca ambientação medieval por empolgantes confusões ao estilo "Sessão da Tarde"

26 jun 2023 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários
Kingdom Eighties é aventura oitentista com belos gráficos pixelados
Kingdom Eighties é aventura oitentista com belos gráficos pixelados
Foto: Kingdom Eighties / Reprodução

A estética dos anos 1980 continua em moda, trazendo histórias envolvendo crianças e adolescentes em uma aventura mágica no melhor estilo “Goonies”. A franquia Kingdom, que antes tinha uma temática medieval, decidiu remodelar o cenário de seus jogos com Kingdom Eighties, uma aventura retro-medieval que parece ter saído diretamente de um VHS.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Boa premissa, mas repetitivo

Em Kingdom Eighties, você é o Líder, um adolescente responsável por liderar um acampamento de jovens contra o ataque da Ganância, uma energia monstruosa que consome tudo o que vê pela frente. Abençoado pela Coroa da Criação, você precisa montar defesas, expandir o seu reino, e proteger a cidade de todo o mal.

Para isso, é necessário coletar moedas, que serão utilizadas para quase tudo, desde o recrutamento de crianças para a sua resistência até para construir melhorias ao redor do acampamento. É aí que o jogo se torna um exercício de paciência e microgerenciamento!

Para expandir o reino, é necessário cortar árvores em um caminho linear, totalmente 2D. Para cortar as árvores, é necessário ter trabalhadores, e para ter trabalhadores, é necessário recrutar crianças perdidas pelo mundo. Cada ação no mundo tem uma reação, e se você não souber controlar os seus gastos, é game-over. A jogabilidade é baseada em andar de um lado para o outro, mas não fica maçante por conta da quantidade de atividades espalhadas pelo mundo que vão ajudar no crescimento e no acúmulo de capital do seu reino.

O ciclo de ações do game diverte e é até relaxante, mas pode ficar repetitivo
O ciclo de ações do game diverte e é até relaxante, mas pode ficar repetitivo
Foto: Kingdom Eighties / Reprodução

Eu gostei desse sistema, já que ele cria um certo ciclo de repetição bem viciante, além de entregar uma experiência bem relaxante. Porém, eu imagino que o jogo não seja para todos, principalmente para quem não tem muita paciência e quer partir logo para a ação.

O combate do jogo é simples, pois você não tem controle direto dos ataques. Na verdade, além de contratar trabalhadores, também é possível treinar algumas crianças na arte do arco e flecha, que os transformam em caçadores hábeis, prontos para caçar animais e monstros roxos gosmentos que ameaçam a vida dos habitantes do acampamento. 

Dia e noite com ótimos visuais

Ciclo de dia e noite de Kingdom Eighties afeta a jogabilidade do game
Ciclo de dia e noite de Kingdom Eighties afeta a jogabilidade do game
Foto: Kingdom Eighties / Reprodução

O jogo tem um sistema de dia e noite que é atrelada diretamente com a jogabilidade. Durante o dia, você precisa correr contra o tempo para aumentar as defesas de seu acampamento e expandir o reino, já que os inimigos avançam contra a sua base durante a noite. Esse sistema é totalmente dinâmico, e cria visuais lindos graças ao excelente pixel art de Kingdom Eighties.

A franquia sempre teve um ótimo estilo de arte por conta do pixel art de tirar o fôlego. Mas, com Kingdom Eighties, os artistas resolveram ir além. Para abraçar bem a estética que prevaleceu os anos 80 na cultura pop, o jogo é dotado de muitas referências, luzes neon de cores roxas e lilás e uma trilha sonora com muitos sons sintéticos. Infelizmente, a música vive em um loop infinito, e pode irritar alguns jogadores. 

Considerações

Kingdom Eighties - Nota 8
Kingdom Eighties - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Kingdom Eighties é uma aventura divertida que mistura os elementos clássicos da franquia em um lindo cenário, fortemente inspirado pela cultura pop dos anos 80 e pela renascença dessa estética atualmente com produções como “Stranger Things”.

A jogabilidade é relaxante, mas eu entendo que não é para todos. No meu caso, eu adorei passar horas expandindo o meu reino, coletando moedas e lutando contra a Ganância, e estou ansioso para mais.

Kingdom Eighties está disponível para PC, PlayStation 5, Switch e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Raw Fury.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade