PUBLICIDADE

Amnesia: The Bunker traz terror envolvente na medida certa

Quarto título da franquia traz aventura aterrorizante em bunker da 1ª Guerra Mundial.

6 jun 2023 - 22h27
Compartilhar
Exibir comentários
Amnesia: The Bunker está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Amnesia: The Bunker está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Foto: Reprodução / Frictional Games

Amnesia: The Bunker é um jogo de survival horror em primeira pessoa desenvolvido e publicado pela Frictional Games, disponível para PC e consoles PlayStation e Xbox, sendo o quarto título da franquia que teve o seu início em 2010 com o ótimo Amnesia: The Dark Descent.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

A mais nova entrada na série traz vários elementos de seus predecessores que prometem deixar os fãs do gênero de cabelo em pé, obrigando-os a explorar corredores escuros e enfrentar os terrores opressores escondidos nas sombras. Confira todos os detalhes aqui com Game On.

Escuridão na 1ª Guerra Mundial

Os jogadores assumem o comando do protagonista Henri Clement, um soldado francês da Primeira Guerra Mundial, armado apenas com um revólver e uma bala em mãos. Henri está preso em um bunker subterrâneo, sem nenhuma memória de como foi parar lá, e local onde ele descobre que vários soldados foram massacrados por uma criatura misteriosa conhecida como "A Besta".

Além de tentar encontrar um meio de escapar desse lugar terrível, Henri deve explorar o bunker e encontrar pistas em cartas e anotações das coisas que estão acontecendo no local e descobrir o paradeiro de seus companheiros soldados.

Apesar de armado, a munição é muito escassa, o que inclui as balas para o revólver, algumas granadas e sinalizadores que são colocados aleatoriamente no mapa do jogo. Vale citar que códigos, itens, quebra-cabeças e armadilhas são colocados em novas localizações aleatórias a cada nova partida, o que adiciona mais dificuldade e imprevisibilidade ao revisitar o game.

Para sobreviver, Henri deve procurar por combustível para reabastecer o gerador, caso contrário o bunker ficará mal iluminado e o monstro caçará Henri ativamente - a criatura gosta de agir no escuro, por isso é importante sempre manter a base iluminada.

Foto: Divulgação

É claro que, encontrar combustível nem sempre será uma tarefa fácil, e para não ficar completamente no escuro Henri conta com uma lanterna de corda nada silenciosa quando acionada. O problema é que barulhos muito altos, como explosões, portas e a lanterna, atraem o monstro em sua direção, então nem sempre é uma boa ideia utilizá-la. 

Uma boa opção quando estiver no escuro é derramar um pouco de gasolina no chão e acendê-la, criando uma fonte de luz temporária para assustar o monstro. E cuidado com ferimentos não tratados, pois o rastro e cheiro de sangue também podem atrair a criatura, que sempre está à espreita.

Para ajudar um pouco, Henri possui uma mochila onde pode guardar itens essenciais que encontra durante a exploração, mas infelizmente ela possui apenas seis espaços (que pode ser aumentado durante a partida). Caso ela fique cheia, o que é muito fácil de acontecer, é possível guardar itens dentro de um baú em uma sala que também contém o mapa do bunker e uma lamparina pendurada no teto - local que serve para salvar o seu progresso e também para um breve alívio entre as viagens.

E se Amnesia: The Bunker é o primeiro game da série que está jogando, não se preocupe com a narrativa, pois ela não possui nenhuma conexão com os jogos anteriores.

Foto: Divulgação

Em termos gráficos, o game não é um espetáculo visual, no entanto toda a sua ambientação é muito bem construída, fazendo com que o jogador se sinta imerso nela. Toda a tensão e sensação de pavor do jogo vem justamente de explorar os corredores escuros e desconhecidos, uma característica que a franquia sempre soube explorar bem e que está bem presente aqui.

Certamente um dos grandes destaques do game são os efeitos sonoros, que ajudam na imersão e tensão sempre presente durante a exploração. São ruídos estranhos, explosões repetinas e claro, rugidos do monstro através das paredes em ruínas, algumas vezes mais distantes e outras tão perto que vão te fazer correr desesperadamente de volta para um lugar com luz.

Considerações

Amnesia: The Bunker - Nota: 8
Amnesia: The Bunker - Nota: 8
Foto: Reprodução / Game On

Amnesia: The Bunker é uma opção que não vai decepcionar os fãs de jogos de terror e survival horror. A excelente ambientação e a imersão envolvente dentro do bunker desolado vão garantir vários momentos tensos angustiantes e assustadores, fazendo do título mais uma experiência marcante na história dessa franquia.

Com legendas e menus em português, Amnesia: The Bunker está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Frictional Games.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade