Script = https://s1.trrsf.com/update-1725913666/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Análise: Weird West é experiência imersiva no velho oeste

Narrativa interligada e ambientação sombria dão personalidade ao jogo de estreia da WolfEye Studios

7 abr 2022 - 17h19
Compartilhar
Exibir comentários
Weird West está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X/S
Weird West está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X/S
Foto: Divulgação / Devolver Digital

Weird West é um RPG de ação que transporta o jogador para um velho oeste inebriante, com gráficos que lembram os melhores quadrinhos do gênero e cheio de possibilidades. Definido pelos seus criadores como um simulador imersivo isométrico, o jogo publicado pela Devolver Digital é o debute da WolfEye Studios, desenvolvedora liderada pelas mentes responsáveis por Dishonored e Prey. 

Seja nos cinemas ou no mundo dos games, é difícil negar o charme do bom e velho faroeste. Embora Weird West nos apresente uma versão fictícia e muito mais sombria do gênero, o que confere forte personalidade ao jogo, sua narrativa cativante e mecânicas de ação se destacam.

História

A narrativa principal do jogo segue cinco lendas únicas que nunca haviam cruzado o caminho umas das outras: uma Caçadora de Recompensas, um Suinóide, um Protetor, um Lobisomem e uma Onírica. São histórias antológicas que começam de uma forma um pouco lenta, mas se desenrolam de maneira cativante e surpreendente quando se interligam no último capítulo, que decide os rumos desse lugar fantástico. 

Um dos detalhes mais interessantes e imersivos de Weird West é que todas as escolhas do jogador terão uma consequência. Não é rara a chance de salvar alguma personagem ao longo da jornada, que fica em dívida com o protagonista da vez e pode retribuir o favor horas depois, quando até mesmo já nos esquecemos de sua existência. Aqui, a recíproca é verdadeira, e não será raro se tornar alvo de uma vingança inesperada. Por mais que algumas escolhas possam passar despercebidas ou parecerem irrelevantes, Weird West sempre te lembrará delas, cedo ou tarde.

Essas escolhas influenciam na reputação do personagem e ser um bom moço nem sempre será vantajoso, mas agir como um anti-herói trará algumas complicações em cada cidade e colocará um prêmio pela sua cabeça, o que renderá diversos encontros nas viagens pela estrada.

Mecânicas

Sistema de habilidades de Weird West garante liberdade em combate
Sistema de habilidades de Weird West garante liberdade em combate
Foto: Divulgação / Devolver Digital

Um dos pontos altos de Weird West são suas mecânicas de combate. A liberdade dada ao jogador surpreende e incentiva os mais diversos estilos de abordagem durante cada campanha. É possível encarar cada confronto de frente, usar o cenário a seu favor ou adotar estratégias furtivas Além disso, as árvores de habilidades, independentes em cada personagem, têm escolhas para todos os gostos. 

O combate exige precisão e parece ser ideal para mouse e teclado. Essa análise foi feita em um Xbox Series S, onde o Modo Tático foi de grande auxílio por desacelerar o tempo do jogo e permitir um melhor planejamento antes de qualquer movimento - errar um tiro em Weird West e chamar a atenção dos inimigos pode ser fatal.

Durante a jornada pelo enorme mapa do velho oeste, é possível contar com a ajuda de alguns mercenários - alguns aderem à causa gratuitamente, mas outros pedem uma bela bolada para emprestar sua velocidade no gatilho. Eles são muito úteis nos momentos mais complicados da ação, mas não se apegue: caso eles morram, será um adeus definitivo - é o preço que se paga.

Embora possa parecer uma escolha estranha em um RPG e tire um pouco da sensação de progressão, não existem níveis de personagem em Weird West: para desbloquear Habilidades e Vantagens é necessário encontrar itens específicos no mapa. Equipamentos como armas e vestimentas podem ser encontrados ou comprados - e caso o jogador esteja sem dinheiro, é sempre possível assaltar um banco no cair da noite. Essa escolha pode parecer estranha em um RPG, mas combina perfeitamente o estilo narrativo do jogo.

Considerações

Weird West é um excelente ponto de partida para o WolfEye Studios. Suas ambientação sombria e sua narrativa intrigante, cheia de ramificações e consequências prendem o jogador, além de estimularem o fator replay - o oeste parece sempre ter um segredo novo para contar. 

Weird West - Nota 8
Weird West - Nota 8
Foto: Reprodução / Game On

Quando o assunto é combate, o jogo incentiva os mais diferentes e divertidos estilos. Por outro lado, isso exige um certo tempo de ambientação às tantas mecânicas apresentadas. Além disso, jogar no controle não é a melhor das experiências e exige uma precisão nem sempre plausível, se tornando muito dependente do Modo Tático.

Weird West está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo está incluso no catálogo do Game Pass.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade