PUBLICIDADE

Análise: NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1 chega ao PC

Pacote reúne 10 clássicos do sistema portátil da SNK; saiba mais sobre a coletânea

8 out 2021 10h19
ver comentários
Publicidade
Foto: Divulgação

Lançado em 1999, o NeoGeo Pocket Color foi uma tentativa da SNK de abocanhar uma fatia do mercado de portáteis que na época era dominado pelo Game Boy Color da Nintendo. O sistema foi o último lançado pela SNK, quando a empresa interrompeu a linha de produção de consoles devido a problemas financeiros em 2001, e apesar de seu fracasso, o NeoGeo Pocket Color recebeu vários games bacanas, infelizmente pouco conhecidos pelo grande público.

Agora os jogadores de PC têm a chance de conhecer, ou relembrar, dessas jóias esquecidas por meio do NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1 Steam Edition, uma coletânea que reúne 10 títulos clássicos do sistema portátil em seu formato original. O pacote também está disponível para o Nintendo Switch.

Os jogos são versões compactas de títulos consagrados lançados no console ou arcade NeoGeo, e que apesar de não possuírem as mesmas altíssimas qualidades técnicas dos originais, impressionam pelo bom uso dos recursos limitados do sistema portátil.

O pacote conta com cinco jogos de luta e mais cinco de gêneros variados, confira abaixo a lista completa:

  • SNK Gals’ Fighters

Jogo de luta que reúne várias personagens das franquias da SNK.

  • Samurai Shodown! 2

O jogo é uma conversão compacta de Samurai Shodown: Warriors Rage e conta com um grande elenco de lutadores, sendo um dos títulos mais populares do portátil na época.

  • The King of Fighters R-2

The King of Fighters já era uma franquia bem conhecida e The King of Fighters R-2 é uma segunda edição que adapta o popular jogo de luta para o portátil.

  • The Last Blade: Beyond the Destiny

O jogo é uma adaptação de dois títulos lançados para o sistema NeoGeo e ambientado durante o Japão feudal.

  • Fatal Fury: First Contact

O jogo é baseado em Real Bout Fatal Fury 2: The Newcomers.

  • Crush Roller

Crush Roller é baesado em um jogo de arcade de 1981 chamado Make Trax, que lembra bastante o clássico Pac-Man.

  • Metal Slug: 1st Mission

A versão portátil do popular jogo de tiro e ação da SNK.

  • Metal Slug: 2nd Mission

A sequência traz um jogo mais elaborado, com todas as características marcantes da série.

  • Dark Arms: Beast Buster

RPG de ação com visão aérea derivado da série Beast Busters, lançado originalmente nos arcades em 1989 como um jogo de tiro em trilho com monstros e zumbis.

  • Big Tournament Golf

E por fim um simpático jogo de golfe, baseado no game Neo Turf Masters.

Foto: Divulgação

Diversão nostálgica

De forma geral, os jogos de lutas são bem semelhantes, com visual cartunesco fofo, belas animações pixeladas, músicas 8 bits e um gameplay que utiliza apenas dois botões para combos de socos, chutes e especiais.

Os outros cinco jogos cumprem bem o seu papel de trazer uma variedade maior para a coletânea, apresentando mecânicas simples e agradáveis de se jogar.

Como material bônus o pacote oferece visualização 3D das caixas, cartuchos e manuais digitais dos jogos, skins diferentes dos modelos do portátil, multiplayer local (para os jogos que contam com essa opção) e uma função de retroceder a ação em até 10 segundos.

Foto: Divulgação

Infelizmente, todos esses extras são um material bem raso para um pacote recheado de franquias clássicas, que poderia oferecer aos seus fãs muito mais serviço, como uma galeria com artes e imagens conceituais, um player de músicas para ouvir as faixas de suas trilhas sonoras, fatos e curiosidades sobre a produção de cada game, entre outras possibilidades.

Outro ponto negativo é o seu valor de R$ 99, um preço bem salgado para uma coletânea de jogos extramamente simples e pouco conhecidos, certamente não vale o seu preço cheio.

Conclusão

Neo Geo Pocket Color Sel. Vol. 1 - Nota 7.5
Neo Geo Pocket Color Sel. Vol. 1 - Nota 7.5
Foto: Game On / Divulgação

NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1 Steam Edition é uma coletânea recomendada para os fãs de jogos da SNK ou de títulos retrôs, que tenham curiosidade de conhecer os games do quase desconhecido portátil. Os jogos são charmosos, possuem designs bacanas e simples, que podem sim oferecer algumas horas de entretenimento nostálgico, mas nada além disso.

*A análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela SNK. 

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade