PUBLICIDADE

Metal Slug: relembre a trajetória da clássica franquia da SNK

Conheça a história do sucesso do arcade e o novo game que chega em breve para celulares

25 mai 2021 08h30
ver comentários
Publicidade

Metal Slug, a famosa e clássica série no estilo "correr e atirar" da SNK, completou 25 anos de lançamento em 2021, com o primeiro título desenvolvido originalmente pelo estúdio Nazca Corporation (antes de ser adquirido pela SNK) e lançado para o sistema NeoGeo MVS (arcade) em 1996 - e pouco tempo depois o game também chegava ao modelo doméstico, o icônico NeoGeo AES.

Se você, gamer veterano, frequentava casas de fliperamas na década de 1990, certamente vai se lembrar da ação frenética rolando na tela do gabinete, que chamava a atenção pelos seus visuais 2D pixelados recheados de senso de humor. Esse primeiro jogo formou as bases do que seria uma franquia com várias sequências e que hoje está presente praticamente em todas as plataformas,

E para celebrar os 25 anos de Metal Slug, nada melhor do que relembrar do primeiro título e conhecer algumas curiosidades, não é!?

Foto: Foto: Divulgação

Corra e atire!

Metal Slug foi concebido pela já exinta Nazca Corporation, que contava em sua equipe com ex-funcionários da Irem (de jogos como R-Type e GunForce II) e tem como grande inspiração o clássico Contra (1987) da Konami, um dos títulos responsáveis por popularizar o gênero correr e atirar.

O conceito inicial de Metal Slug era o de um jogo de tiro lateral simples, mas empolgante, com uma jogabilidade mais lenta com os jogadores controlando o tanque Slug ao invés dos soldados, em missões mais curtas e menos complexas.

O visual cartoon teve como uma das inspirações a obra de Hayao Miyazaki, aclamado artista japonês do Studio Ghibli, conforme já afirmado em entrevista por Kazuma Kujo, designer do jogo.

Após algumas revisões do projeto, alguns elementos foram alterados a pedido da SNK que deseja um game mais atraente para jogadores domésticos, e assim surgia o primeiro Metal Slug.

Além dos visuais cartunescos e da ação intensa, outro ponto que chamava a atenção no jogo era o seu alto grau de dificuldade, conhecido pelos fãs como um grande "comedor de fichas" para quem sonhava em jogá-lo do início ao fim.

Foto: Foto: Divulgação

O jogo é situado no ano de 2028 e tem como foco os soldados altamente treinados Marco Rossi e Tarma Roving do grupo conhecido como Peregrine Falcon Strike. Eles lutam, principalmente, contra as forças do General Donald Morden, vilão que pretende dominar o mundo com o seu grandioso exército e suas máquinas de guerra.

O grupo de resistência possuia em mãos um protótipo de um novo e poderoso tanque de combate apelidado de Metal Slug (Lesma Metálica, em tradução livre), que era extremamente lento mas acessível a qualquer tipo de terreno. Infelizmente, essa protótipo foi roubado pelo ditador, que agora o utiliza em seus ataques mais recentes e devastadores.

Eis que entram em cena a dupla de heróis da história, os únicos personagens jogáveis neste clássico, que têm como missão localizar e eliminar o general, assim como recuper ou destruir qualquer Metal Slug que encontrarem.

Foto: Foto: Divulgação

São no total seis estágios com tiro, porrada e bomba para todos os lados, apresentado com um visual com animações graciosas e super detalhadas, com a opção de dois jogadores simultâneos na tela combatendo hordas de inimigos, o que deixa a ação ainda mais caótica e divertida.

A diversão não se resume apenas na destruição dos adversários, mas também como boa parte dos cenários que podem ser destruídos, revelando assim itens escondidos, upgrades, passagens secretas ou ainda bombas e inimigos ocultos. Para ajudar na jornada, é possível libertar prisioneiros de guerra durante o caminho, que uma vez libertados agradecem com itens ou armas.

Além de várias armas, granadas, faca e chutes, nossos heróis também podem utilizar os veículos Slug, que aumentam generosamente o poder de ataque assim como a defesa, e que serão essenciais contra os grandes e resistentes chefões de fase. Mas cuidado para não explodir junta com o seu veículo, caso ele leve muitos danos.

Foto: Foto: Divulgação

Novo game chega em breve

Vinte e cinco anos depois e o primeiro Metal Slug ainda é lembrado carinhosamente por vários fãs e jogadores, além de oferecer um legado recheado de sequências, coletâneas, remakes e derivados - além de servir de inspiração para novos títulos, como por exemplo Cuphead e Bite the Bullet.

Desde 1996 até hoje, Metal Slug marcou presença nas principais plataformas de videogames lançadas e é mundialmente reconhecido. O último título da série principal foi Metal Slug 7, lançado em 2008 para o portátil Nintendo DS - uma versão melhorada chamada Metal Slug XX também chegou aos sistemas PSP, PS4 e Xbox One e PC.

Já o game mais recente é Metal Slug Code: J, anunciado para dispositivos móveis iOS e Android (com gráficos atualizados em 2.5D), mas sem uma data de lançamento definida - confira mais detalhes no trailer  abaixo.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade