Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

34 anos de Blizzard: A jornada da gigante dos games que começou em 1991

Empresa comemora aniversário em fevereiro; saiba mais da sua história

8 fev 2025 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
34 anos de Blizzard: A jornada da gigante dos games que começou em 1991
34 anos de Blizzard: A jornada da gigante dos games que começou em 1991
Foto: Reprodução/Blizzard

A Blizzard Entertainment é uma das desenvolvedoras de jogos mais icônicas da indústria de videogames, conhecida por franquias como Warcraft, StarCraft, Diablo, Overwatch e Hearthstone. Sua história é marcada por inovação, sucesso e, nos últimos anos, polêmicas. 

São mais de trinta anos de história e agora você confere aqui no Game On um resumo da trajetória da empresa, que até hoje continua sendo um dos nomes mais importantes do mercado.

Fundação e primeiros anos

A Blizzard foi fundada em 8 de fevereiro de 1991 originalmente sob o nome Silicon & Synapse, por Michael Morhaime, Frank Pearce e Allen Adham, portanto comemorando hoje 34 anos de existência. Inicialmente, a empresa trabalhava apenas portando jogos de outras desenvolvedoras para diferentes plataformas.

Em 1993 o estúdio começou o desenvolvimento do seu próprio software, com os jogos The Lost Vikings e Rock n’ Roll Racing, que foram muito bem recebidos. Em 1994, mudou brevemente o nome para Chaos Studios, mas logo adotou Blizzard Entertainment depois de ser comprada pela já extinta distribuidora Davidson & Associates.

Ascensão com Warcraft e Diablo

O ano de 1994 também marcou o primeiro grande sucesso da empresa, que veio com o clássico Warcraft: Orcs & Humans, um dos primeiros jogos de estratégia em tempo real, introduzindo vários elementos e inovações que são usados até hoje no gênero que é bastante popular. A sequência, Warcraft II: Tides of Darkness, lançada em 1995, consolidou a empresa e a franquia como uma das mais populares do gênero. Os dois jogos ganharam versões remasterizadas no final do ano passado.

Em 1996, a Blizzard lançou outro título que aumentaria ainda mais a sua popularidade com os gamers: Diablo, um RPG de ação com visão isométrica sombrio e revolucionário, que se tornou um sucesso imediato. Entre suas inovações estava um sistema de dungeons geradas aleatoriamente, coleta de itens poderosos (loot), jogabilidade fluida com ação em tempo real e um estilo hack and slash viciante. A história se passa no mundo fictício de Santuário, onde os jogadores enfrentam demônios, mortos-vivos e outras criaturas das trevas em uma luta entre o Céu e o Inferno.

Junto com o jogo, a Blizzard também lançou a Battle.net, uma plataforma online que permite que os jogadores acessem e joguem títulos da empresa, além de interagir com amigos e participar de partidas multiplayer. Foi uma das primeiras redes de jogos online integradas diretamente nos games, revolucionando a forma como os jogadores se conectam. Em 2000, Diablo II ampliou o sucesso da série, sendo um dos RPGs mais aclamados da história, que está em sua quarta edição atualmente.

A explosão de World of Warcraft

Após três jogos seguidos, a Blizzard lançou em 2004 World of Warcraft, um MMORPG (Jogo de RPG Online Massivo para Múltiplos Jogadores, em português) que redefiniu o gênero e quebrou recordes de assinantes. Ambientado no universo de Warcraft, o jogo permite que milhares de jogadores explorem um mundo vasto e interajam em tempo real, completando missões, batalhando contra inimigos e participando de guerras entre facções.

World of Warcraft definiu o gênero de MMORPGs e até hoje continua sendo um dos jogos mais influentes da história, mantendo uma base fiel de jogadores. Com eventos ao vivo, novas expansões e uma rica história, WoW segue evoluindo e atraindo novos fãs do mundo todo, sendo uma das principais franquias da Blizzard.

Durante essa época, a Blizzard se fundiu com a Vivendi Games e, posteriormente, com a Activision, formando então a Activision Blizzard em 2008.

Expansão e novos sucessos

Tendo World of Warcraft, Diablo e StarCraft como suas principais franquias, a Blizzard decidiu expandir o seu repertório e entrou de cabeça em novos gêneros, começando em 2014 com Hearthstone, um jogo de cartas digital baseado no universo de Warcraft, que também se tornou um sucesso imediato.

Em 2015 lançou Heroes of the Storm, um MOBA (Arena de Batalha Multijogador Online) reunindo personagens das suas principais franquias, tentando competir com League of Legends e Dota 2 que dominavam o mercado, mas não obteve muito sucesso.

O ano de 2016 marcou a chegada de Overwatch, um jogo de tiro em primeira pessoa baseado em heróis (gênero também conhecido atualmente como Hero Shooter) que se tornou um fenômeno global e ganhou vários prêmios. O jogo se destacou por sua jogabilidade dinâmica, elenco diverso de personagens e forte foco em trabalho em equipe, e com a sua segunda edição continua sendo um dos FPS em equipe mais influentes da atualidade.

Crises e polêmicas

Após anos de ascensão meteórica, em 2019 a empresa enfrentou grandes críticas e diversas polêmicas, começando ao punir um jogador que apoiou os protestos de Hong Kong (devido a um controverso projeto de lei) em uma transmissão de Hearthstone.

Em 2021, a empresa foi processada por assédio e discriminação no ambiente de trabalho, acusada de manter um "clube do bolinha" onde mulheres sofriam assédio sexual, discriminação e tinham menos oportunidades de crescimento na empresa, o que resultou em demissões e mudanças na liderança da empresa. Neste mesmo ano, a empresa fechou um acordo de US$ 18 milhões para indenizar as vítimas.

A Blizzard, que antes era vista como uma referência na indústria dos games, sofreu um grande abalo em sua reputação com este episódio. Desde então, a empresa tem tentado reformular sua cultura e recuperar a confiança da comunidade e dos funcionários.

Aquisição pela Microsoft

Foto: Reprodução

Em 2023, a Microsoft concluiu a compra da Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, um dos maiores negócios da indústria dos games, tornando a empresa parte do ecossistema Xbox. Atualmente, a Blizzard continua trabalhando em novas expansões para WoW, no suporte a Diablo IV e Overwatch 2, e no desenvolvimento de novos jogos e atualizações.

A Blizzard já foi sinônimo de qualidade e inovação, e apesar de nos últimos anos ter a sua reputação abalada, ainda continua sendo uma das desenvolvedoras mais influentes da indústria.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade