Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vôlei

Holandês condenado por estupro tem visto negado e fica fora do Mundial de vôlei de praia

Steven van de Velde, que cumpriu pena por crime sexual contra menor, é impedido de entrar na Austrália; dupla com Alexander Brouwer está fora da competição de Adelaide

28 out 2025 - 17h00
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Divulgação @beachteamnl / Esporte News Mundo

O jogador de vôlei de praia Steven van de Velde, de 31 anos, não disputará o Mundial de Adelaide, na Austrália, após ter o visto negado pelas autoridades do país. O torneio está marcado para começar em 14 de novembro, e a decisão deixa de fora também seu parceiro, Alexander Brouwer.

A Federação Holandesa de Vôlei (Nevobo) confirmou a informação nesta terça-feira (28). "Infelizmente, fomos informados de que a decisão foi tomada para não conceder o visto. Lamentamos, mas não temos alternativa senão aceitar", afirmou a diretora técnica Heleen Crielaard, em nota oficial.

O veto está relacionado ao passado criminal de van de Velde, condenado em 2016 por estupro de uma menina de 12 anos no Reino Unido. À época, o atleta tinha 19 anos. Segundo documentos do caso, ele viajou de Amsterdã até Milton Keynes, na Inglaterra, para encontrar a vítima, que havia conhecido pela internet. Embora soubesse da idade da menor, manteve relações sexuais com ela. O crime foi descoberto quando a menina procurou uma clínica médica para tomar a pílula do dia seguinte, a pedido do próprio jogador.

Van de Velde foi sentenciado a quatro anos de prisão, mas cumpriu 13 meses antes de retomar a carreira esportiva, em 2017. Desde então, conseguiu voltar ao circuito internacional e chegou a disputar os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, quando foi alvo de vaias em todas as partidas. Diante da repercussão negativa, o Comitê Olímpico da Holanda chegou a retirá-lo da Vila Olímpica e a proibi-lo de falar com a imprensa.

Em comunicado divulgado pela federação, o jogador disse compreender a decisão do governo australiano. "Levamos em conta que a combinação das políticas das autoridades australianas e do meu passado poderia gerar problemas", declarou.

Seu parceiro, Brouwer, lamentou nas redes sociais. "Recebi a notícia esta manhã. Sem visto, sem Austrália. Gostaria de disputar meu sétimo Mundial ao lado do Steven, porém é isso", escreveu.

O Departamento de Assuntos Internos da Austrália, responsável pela emissão de vistos, não comentou o caso ao ser procurado pela agência Reuters.

Com a decisão, a dupla holandesa está oficialmente fora do Mundial de vôlei de praia, e a ausência de van de Velde reacende o debate sobre a presença de atletas com histórico de crimes sexuais em competições internacionais.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade