Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vôlei

Assistente conta detalhes do trabalho de Bernardinho

28 dez 2010 - 20h49
(atualizado às 21h09)
Compartilhar

A paulista Roberta Giglio, mais conhecida como Robertinha, trabalha, em parceria com Bernardinho desde 1997, como coordenadora de estatística e filmagem na Seleção Brasileira masculina e no Unilever. Formada em Educação Física, ela faz as marcações táticas para que a comissão técnica monte sua estratégia. Quando o treinador acha necessário, a profissional acompanha os jogos no ginásio e passa informações através de um ponto eletrônico.

Bernardinho orienta equipe durante a decisão do  Carioca Feminino de Vôlei
Bernardinho orienta equipe durante a decisão do Carioca Feminino de Vôlei
Foto: Fernando Soutello/Adorofoto / Divulgação

"O programa que utilizo atende ao padrão internacional e, talvez, não tenha nada de diferente daquele comercializado na Europa. Hoje, depois de 13 anos, eu e o Bernardo falamos a mesma língua em termos de informação. Ele baseia tudo em estratégia e procuro entregar todos os dados de acordo com a sua ótica. A estatística pode até não ter o reconhecimento dos dirigentes, mas é vital para levar um time ao lugar mais alto do pódio", disse Robertinha.

O software que ela utiliza foi desenvolvido pelo pai, administrador de empresas aposentado que decidiu socorrer a filha diante do emaranhado de dados trazidos da Itália pelo técnico Renan, com quem a filha trabalhava em 1996, no Chapecó (SC). No recente Mundial da Itália, apenas Brasil e França utilizaram seus próprios programas. A profissional desenvolveu o software ideal apenas em 2002 e agradece a Bernardinho pela paciência.

"O Bernardo foi muito paciente e acreditou o tempo todo que o projeto daria certo. Ele poderia ter optado pela fórmula mais simples, que era comprar o software no mercado e ter as mesmas informações da maioria das equipes internacionais", disse Robertinha, que aponta os Jogos de Atenas 2004 como o torneio mais marcante da carreira. "Além da emoção que o lugar transmite, a Seleção masculina estava vivendo um momento muito especial", encerrou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra