PUBLICIDADE

Uefa aprova novo formato da Champions a partir de 2024

A liga terá um aumento de 32 para 36 participantes e a tradicional fase de grupos não existirá mais

19 abr 2021
13h44 atualizado às 15h30
0comentários
13h44 atualizado às 15h30
Publicidade

Em meio ao caos gerado pela criação da Superliga, a Uefa aprovou nesta segunda-feira (19/04) os novos formatos de disputa dos torneios europeus a partir da temporada 2024/25, incluindo da Liga dos Campeões. A Champions League terá um aumento de 32 para 36 participantes e a tradicional fase de grupos não existirá mais, sendo substituída por um formato de liga.

Cada time participante terá um mínimo de 10 partidas, com cinco em casa e cinco fora, diante de outros 10 adversários diferentes. Os oito melhores posicionados avançarão diretamente para o mata-mata, enquanto que as equipes que terminarem entre nono e 24º da tabela precisarão disputar um playoff para ficar entre os 16 que estarão nas oitavas de final.

Bayern de Munique, atual campeão da Champions League
Bayern de Munique, atual campeão da Champions League
Foto: Reuters

O mesmo formato da Liga dos Campeões será colocado em prática na Liga Europa e na nova Europa Conference League. No entanto, ainda não há informações se a quantidade de times aumentará nestas duas competições. As novas regras da Liga dos Campeões permitirão que o torneio receba 225 partidas, 100 a mais do que os atuais 125. A proposta também é uma forma de combater a Superliga.

"O novo formato manterá vivo o sonho de qualquer clube de participar da Champions League com base nos resultados obtidos dentro de campo. Ele também viabilizará a longo prazo, prosperidade e crescimento para todos do futebol europeu", disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin. .
   

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade