Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tenistas estrangeiros são presos após ofensas racistas em torneio de tênis em SC

Luis David Martinez, da Venezuela, e Cristian Rodriguez, da Colômbia, ofenderam torcedores com gestos imitando um macaco

23 jan 2026 - 13h49
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Tenistas venezuelano e colombiano foram presos em Itajaí (SC) por injúria racial após gestos e xingamentos racistas durante o Itajaí Open de Tênis; Polícia Civil investiga o caso.
Tenistas estrangeiros são presos após ofensas racistas em torneio de tênis em SC:

Os tenistas Luis David Martinez, da Venezuela, e Cristian Rodriguez, da Colômbia, foram presos na quinta-feira, 22, na cidade de Itajaí (SC), onde está sendo disputado o Itajaí Open de Tênis, pelo crime de injúria racial. 

De acordo com informações da Polícia Militar, os atletas ofenderam torcedores com gestos imitando um macaco e também proferiram xingamentos com conteúdo racista direcionados ao funcionário do Clube Itamirim.

A situação aconteceu na tarde de quinta-feira, 22, durante o Itajaí Open de Tênis, realizado no Clube Itamirim, na cidade de Itajaí
A situação aconteceu na tarde de quinta-feira, 22, durante o Itajaí Open de Tênis, realizado no Clube Itamirim, na cidade de Itajaí
Foto: Reprodução/SBT News

Os xingamentos e ofensas racistas foram registrados por espectadores, que acionaram a polícia. Embora tivesse policiais no clube, Luis David Martínez e Cristian Rodriguez foram presos após deixarem o local e irem para o hotel onde estavam hospedados.

Gestos e ofensas 

Os gestos e ofensas começaram após a dupla ser derrotada no jogo contra a dupla brasileira Igor Marcondes e Eduardo Ribeiro.

Segundo relatos da PM, o tenista venezuelano, de 36 anos, ainda em quadra se dirigiu à torcida "com gestos discriminatórios imitando um macaco ao coçar as axilas".

Testemunhas também relataram aos policiais que o atleta colombiano foi quem chamou o funcionário de macaco. Ele estava na delegacia no momento em que foi reconhecido.

A pena prevista para o crime de injúria racial varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil.

O Instituto Sports, organizador do torneio, se pronunciou sobre o caso por nota oficial.

“O ocorrido durante o jogo de duplas hoje no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira. O Itajaí Open repudia veementemente o racismo ou a discriminação de qualquer natureza”.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade