Federer perde para Del Potro na Suíça pelo segundo ano seguido
A infeliz temporada de Roger Federer teve mais um capítulo neste domingo, com a derrota para Juan Martin del Potro na final do Aberto da Basileia pelo segundo consecutivo.
O suíço demonstrou um pouco do melhor de seu tênis, mas foi incapaz de parar o argentino com seu saque poderoso a 220 km/h.
O jogo terminou com 2 sets 1, parciais de 7-6 (3) 2-6 e 6-4.
Não bastasse a dor de perder um título em casa para o mesmo tenista pelo segundo ano consecutivo, uma vitória garantiria a Federer um lugar no ATP Finals, torneio que fecha a temporada com os oito melhores tenistas do ano.
Mas a esperança do suíço de se classificar agora depende do desempenho no Masters de Paris na próxima semana.
Depois de vencer o primeiro set, Del Potro não aproveitou o embalo e viu Federer passear na segunda parcial.
No entanto, tudo mudou no primeiro game do terceiro set, quando Federer teve seu saque quebrado após liderar em 40-15.
Del Potro acertou uma devolução para chegar ao break point, e, apesar do suíço ter salvo um dos break points com um fantástico smash de esquerda, o argentino acabou levando o game com um erro não-forçado do adversário.
Del Potro, assim, quebrou o saque de Federer e administrou a vantagem para ganhar o torneio, seu quarto no ano, após Tóquio, Washington e Roterdã.
Federer, que segue em vencer um Grand Slam desde Wimbledon-2012 pouco antes de levar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, não conseguiu chegar à final de um torneio de primeira linha este ano, pela primeira vez de 2002.
O suíço só faturou o pouco expressivo ATP de Halle e foi derrotado na final do Masters de Roma.
Ele perdeu nas semis do Aberto da Austrália para Andy Murray, caiu nas oitavas para Tsonga no Aberto da França e sofreu uma derrota surpreendente para Sergiy Stakhovsky na segunda rodada de Wimbledon, além de perder na quarta rodada do Aberto dos Estados Unidos para Tommy Robredo.
(Por Brian Homewood)