Duas atletas do Projeto Tênis na Lagoa participam de treinamento da Rafa Nadal Academy no Rio de Janeiro
Academia de Nadal esteve presente na Barra da Tijuca
Maria Giulia e Nathália Neves, dias atletas do projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges - tiveram a oportunidade de participar de semana de treinamento da Rafa Nadal Academy, realizado na Techset Academy, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
A academia de Rafael Nadal desembarcou na capital carioca com o Camp de Verão oferecendo treinamento e aprendizado que formou Rafael Nadal para alcançar 22 títulos de Grand Slam e vem formando outros grandes campeões pelo mundo na academia situada em Mallorca, na Espanha.
Foram seis dias de treinamento com preparação física diária, desenvolvimento tático e leitura de jogo, reflexões e escrita sobre como superar dificuldades durante as partidas e treinos técnicos com os coaches espanhois de uma das maiores academias do mundo.
"Foi uma grande semana para nós, todos os dias fizemos preparação física de uma hora , treinamos táticas de jogo e como podemos fazer para encontrar uma saída se estamos passando por alguma dificuldade na partida escrevendo bastante sobre isso também tivemos treinamento em quadra sobre : atacar , defender , saque,smash, voleio , regularidade , diminuir a margem de erros , direita e esquerda mas também aprendemos a entender que nem sempre estamos em um dia bom e que nem sempre estaremos jogando bem todos os dias e aprender a desfrutar da melhor maneira possível", destacou Nathália.
"Gostaríamos de agradecer a MundoTênis pela oportunidade dada para nossas meninas. Foi uma semana de grande valia para elas, poderem aprender os valores ensinados na academia de Nadal e que levaram ele e levam vários jovens talentos a grandes resultados pelo mundo e também valores para a vida", destacou Alexandre Borges, idealizador do projeto Tênis na Lagoa.
Sobre o Projeto Tênis na Lagoa
Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.
Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.
Hoje, mais de 220 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo.
Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Dezoito anos após o início das atividades, 6.000 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.
O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.
Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.