PUBLICIDADE

Murray bate Querrey, e Grã-Bretanha elimina EUA na Copa Davis

2 fev 2014 20h18
| atualizado às 20h56
ver comentários
Publicidade

A vitória dos irmãos Bryan no confronto de duplas do sábado manteve os Estados Unidos vivos na Copa Davis. Neste domingo, no entanto, a Grã-Bretanha voltou a dominar no simples e garantiu a classificação às quartas de final da competição por países. A vaga veio com o triunfo por 3 sets a 1 de Andy Murray sobre Sam Querrey, em parciais de 7/6 (7-5), 6/7 (3-7), 6/1 e 6/3.

<p>Murray vibra após garantir vaga dos britânicos</p>
Murray vibra após garantir vaga dos britânicos
Foto: AP

Com o resultado, a equipe europeia abriu 3 a 1 no duelo e sequer precisou do jogo entre Donald Young e James Ward para definir o vencedor. O confronto foi disputado no saibro do Pteco Park, em San Diego, na Califórnia.

Esta foi a primeira vitória da Grã-Bretanha sobre os Estados Unidos em 1979, apenas a segunda na Copa Davis. O duelo, que em 1900 deu origem à competição, tem ampla vantagem americana. Em 19 encontros, eles saíram de quadra comemorando 11 vezes. A última vez que os europeus tinham levado a melhor havia sido em 1935. Desde então, foram quatro derrotas para os rivais, até este domingo.

O adversário da Grã-Bretanha na próxima fase será a Itália, que contou com Fabio Fognini para despachar a Argentina, mesmo fora de casa. Após vencer Juan Monaco na abertura do confronto, na sexta, e o duelo de duplas deste sábado, o número 15 do mundo fez mais uma vítima no último dia de disputas no saibro de Mar del Plata.

Com tranquilidade, Fognini superou Carlos Berlocq por 3 sets a 1, em parciais de 7/6 (7-5), 4/6, 6/1 e 6/4. Com o triunfo, a Itália abriu 3 a 1 no confronto e garantiu a classificação antes mesmo do duelo entre Monaco e Andreas Seppi, que acabou cancelado.

Com a derrota, a Argentina terá que encarar a repescagem pela primeira vez em 13 anos. A última vez que a equipe precisou dos playoffs para chegar ao Grupo Mundial foi em 2001, quando passou pelo Zonal Americano e derrotou a Bielorrússia.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade