Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Surfe

WSL em SC: guarda-vidas revela torcida para veterano que o inspirou a surfar aos 6 anos

Gustavo Martins Ramalho é natural de Imbituba (SC), que volta a receber etapa da WSL após 15 anos fora do circuito do surfe internacional

18 set 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Gustavo Martins Ramalho, guarda-vidas de Imbituba, atua na segurança da etapa da WSL em SC enquanto torce pelo veterano Jadson André, que o inspirou a surfar aos seis anos.

O surfista Gustavo Martins Ramalho, de 21 anos, vive a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 como poucos: natural de Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina, Ramalho é um dos guarda-vidas responsáveis por proteger banhistas, atletas e estafe que vivenciam a competição na Praia da Vila. 

Ao Terra -- ao mesmo tempo em que manteve os olhos atentos a tudo que acontecia na orla da praia catarinense --, Ramalho contou que é 'nascido e criado' nos arredores da faixa da areia que, entre esta quinta-feira, 18, e o próximo domingo, 21, recebe as maiores promessas do surfe sul-americano. 

O guarda-vidas presenciou, inclusive, a última ocasião em que a Praia da Vila recebeu uma etapa do Championship Tour, o circuito da elite mundial do surfe profissional, em 2010: na ocasião, foi vencida pelo guarujaense Jadson André que, 15 anos depois, disputa outro título na orla de Imbituba. 

"É gratificante poder fazer a segurança do pessoal, dos banhistas, dos turistas. E é uma competição, tomara a Deus, que todo ano tenha essa competição aqui", afirma. 

Ramalho também exaltou que não houve incidentes de salvamento no primeiro dia da competição. O guarda-vidas faz orientações aos turistas e banhistas que aproveitam a etapa da WSL para também curtir um banho de mar. 

"A gente está sempre ali na areia prevenindo, conversando com a galera. O indicado é sempre prestar atenção nas bandeiras, na sinalização e, sempre que possível, dar uma passada no posto, conversar com os guardas, que vão dar o feedback da praia. E tomar cuidado, não fazer o que não sabe", destaca. 

Gustavo Martins Ramalho, 21, é surfista e atua como guarda-vidas na Praia da Vila, em Imbituba
Gustavo Martins Ramalho, 21, é surfista e atua como guarda-vidas na Praia da Vila, em Imbituba
Foto: Gabriel Gatto/Terra

O que esperar do 2º dia da etapa da WSL em SC

Nesta quinta-feira, 18, a Praia da Vila recebe o segundo dia da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025. O torneio, que integra a Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL), vale 4 mil pontos no ranking sul-americano.

Na quarta-feira, 17, primeiro dia de competição, 62 atletas se enfrentaram em 16 baterias na categoria masculina. Destes, 32 avançaram para a próxima fase e encaram, nesta quinta, os surfistas mais bem ranqueados. 

O dia marca a estreia de nomes como o catarinense Mateus Hardy, Weslley Dantas -- líder do ranking --, e Heitor Mueller, muito aguardados pelos torcedores.

Mas, para o guarda-vidas Gustavo Martins Ramalho, a torcida vai para o veterano que o inspirou a dar as primeiras braçadas no surfe ainda aos seis anos: "Estou torcendo pelo Jadson André, para ele ganhar mais uma etapa aqui na Praia da Vila. Isso é inspiração", finaliza. 

Além de transmitir todas as baterias da competição, o Terra conta com reportagem na Praia da Vila e traz todos os bastidores do evento. 

'Queremos integrar a cidade ao campeonato', diz diretor de operações da WSL:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade