PUBLICIDADE
Logo do Sport

Sport

Favoritar Time

No reencontro com Palmeiras, Oswaldo enfrenta o filho e Jesus protagonista

3 jul 2016 - 09h02
Compartilhar
Exibir comentários

Técnico do Sport, Oswaldo de Oliveira reencontrará o Palmeiras pela primeira vez às 20 horas (de Brasília) desta segunda-feira, na Ilha do Retiro, no Recife. O treinador, que iniciou o projeto de reconstrução do Verdão no ano passado, deixou o filho Gabriel de Oliveira trabalhando como analista de desempenho no clube. Mas o seu principal legado é o lançamento de Gabriel Jesus, artilheiro do Campeonato Brasileiro, entre os profissionais da equipe.

Oswaldo foi contratado em dezembro de 2014, após o Palmeiras se salvar por pouco do terceiro rebaixamento à Série B do Brasileiro. Vice-campeão paulista, ele esteve à frente do time em 31 jogos, sendo 17 vitórias, sete empates e sete derrotas (62,3% de aproveitamento). Foi demitido em 9 de junho do ano passado por conta de uma campanha irregular no campeonato nacional.

Apesar da demissão de Oswaldo, o Palmeiras manteve no quadro de funcionários o filho do técnico, Gabriel de Oliveira. Ele integra o departamento de análise de desempenho do clube junto de Gustavo Nicoline e Rafael Costa. O órgão é responsável por monitorar as condições físicas e técnicas dos jogadores, a fim de auxiliar o trabalho de Cuca e evitar lesões.

Na Ilha do Retiro, Oswaldo também enfrentará jogadores remanescentes do período em que esteve no Palmeiras, como Fernado Prass, Vitor Hugo, Zé Roberto e Dudu. O principal deles, no entanto, será Gabriel Jesus. Foi o treinador que lançou o atacante entre os profissionais, após o jovem chamar a atenção nas categorias de base do clube.

Oswaldo foi muitas vezes criticado pela torcida pelo excesso de cautela com Gabriel Jesus. Uma reclamação de um torcedor no ABC Paulista, quando o Palmeiras venceu o São Bernardo por 1 a 0, resultou numa das cenas mais icônicas da passagem do treinador pelo clube. Após a partida, Oswaldo ironizou um fã do jogador com uma voz fina, dizendo que a cena se assemelhava "àquelas meninas gritando" no "filme dos Beatles, os Reis do iê iê iê".

Após a saída de Oswaldo, o técnico Marcelo Oliveira assumiu o Palmeiras e conquistou o título da Copa do Brasil. Não houve, no entanto, uma participação de destaque de Gabriel Jesus na temporada. Foram sete gols anotados em 37 partidas.

O atacante de 19 anos só se tornou protagonista com a chegada de Cuca. Na goleada por 4 a 0 contra o Figueirense, na última quinta-feira, ele marcou duas vezes e assumiu a artilharia do Brasileirão, com nove gols. No total, ele foi às redes 18 vezes em 31 jogos neste ano.

Para o goleiro Fernando Prass, foi o trabalho de Oswaldo que permitiu o crescimento de Gabriel Jesus como profissional. "Temos de dar méritos ao Oswaldo. Ele soube administrar muito bem a ansiedade do Gabriel. A torcida pedia que ele jogasse, mas ele soube dar o tempo necessário. Vocês lembram que ele demorou pra fazer o primeiro gol, porque as jogadas não fluíam. Pelo que eu conheço, ele vai evoluir muito ainda", opinou o arqueiro.

No sábado, em entrevista coletiva, Oswaldo disse estar contente com os frutos que Gabriel Jesus vem rendendo ao Verdão. "A projeção era essa mesmo. Era preciso ter calma naquele momento, em que ele estava aparecendo e vinha sendo muito assediado. Eu procurei dar uma acalmada e tirar o foco dele um pouco. Fico muito feliz em vê-lo jogando bem. E torço bastante por ele, porque é um excelente garoto", afirmou o treinador.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade