PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Veja motivos para crer que São Paulo pode lutar pelo título

9 set 2014 - 09h52
(atualizado às 10h11)
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 7 de dezembro de 2008, o São Paulo venceu o Goiás por 1 a 0 com gol de Borges e garantiu seu terceiro título nacional consecutivo, a sexta conquista de Campeonato Brasileiro em sua história. Desde então, o único troféu conquistado foi a Copa Sul-Americana de 2012, e o time tricolor está há muitos anos sem brigar efetivamente pela taça nacional.

Veja os gols de São Paulo 2 x 0 Sport pelo Brasileiro:

Para a temporada 2014, o São Paulo pode trazer de volta essa alegria à torcida. Isto porque a equipe do técnico Muricy Ramalho é quem está mais perto do líder Cruzeiro, que busca seu segundo título seguido. Sete pontos separam as duas equipes, que vão se enfrentar no próximo domingo, às 16h, no Morumbi.

Antes do São Paulo, Internacional, Corinthians e Fluminense já se apresentaram como postulantes ao posto de sombra do Cruzeiro, mas inconstância e resultados negativos atrapalharam essa missão. O tricolor paulista, entretanto, tem alguns trunfos para fazer a torcida acreditar na luta pelo título. Confira a seguir:

Quarteto mágico

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC / Divulgação

(Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC/Divulgação)

Paulo Henrique Ganso, Kaká, Alexandre Pato e Alan Kardec. Quando o São Paulo contou com os quatro em campo, saiu vitorioso. Foram cinco partidas com o quarteto na equipe titular e cinco triunfos (contra Vitória, Palmeiras, Internacional, Santos e Sport). E a presença dos quatro atletas não se mostra eficiente só no ataque, já que também vêm contribuindo na marcação e na solidez do meio de campo tricolor.

O diferencial que Ganso, Kaká, Pato e Kardec apresentam quando estão em conjunto é tão grande que, quando estão em campo, todos os gols são-paulinos foram marcados por um destes atletas, com exceção a gol contra de Rithely no triunfo sobre o Sport, depois de cruzamento de Kardec.

Além disso, o time venceu somente uma vez quando todos não estavam juntos em campo. Contra o Figueirense, com Ganso e Pato suspensos, o São Paulo apenas empatou por 1 a 1. Já contra o Criciúma, pela Copa Sul-Americana, foi derrotado no jogo de ida por 2 a 1 sem Ganso, Kaká e Alan Kardec. No jogo de volta contra os catarinenses, o resultado foi vitória por 2 a 0, com gols marcados por Kaká e Ronaldo Alves (contra), em que Pato não jogou.

Fator Kaká

Kaká quase marcou um golaço e saiu aplaudido do Morumbi
Kaká quase marcou um golaço e saiu aplaudido do Morumbi
Foto: Alexandre Schneider / Getty Images

Kaká voltou ao Morumbi por empréstimo para o segundo semestre de 2014, já que a partir da próxima temporada vai jogar no Orlando City, da Major League Soccer (MLS). No São Paulo, o veterano vem apresentando um futebol consistente, próximo ao que jogava em sua segunda passagem pelo Milan, em que dá o toque de experiência ao meio de campo.

Muricy Ramalho constantemente elogia o camisa 8 e vê em sua presença um fator positivo para o restante do elenco. "É um cara do bem. Todos os dias está feliz, conversa com os caras, dá uma força para o Pato, para os outros jogadores. Como a gente esperava, ele iria acrescentar muito nesse pouco tempo que vai ficar no São Paulo", disse o técnico.

Muricy achou um time

Muricy Ramalho comanda o São Paulo no Morumbi
Muricy Ramalho comanda o São Paulo no Morumbi
Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC / Divulgação

(Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC/Divulgação)

Muricy Ramalho voltou ao São Paulo em 2013 para salvar a equipe do rebaixamento no Brasileiro. Com a missão cumprida, o treinador em 2014 deu início a um novo trabalho para que a equipe não lutasse na parte de baixo da tabela. Desde o começo do ano, o comandante buscou esquemas e escalações diferentes para que fossem obtidas melhores atuações, o que não estava sendo fácil.

A situação começou a se esclarecer para Muricy durante a pausa para a Copa do Mundo. O treinador firmou um 4-4-2 em que os jogadores trocam muitos passes e mantêm a posse de bola, para que ao mesmo tempo desse menos oportunidades ao adversário. Usando um termo que o próprio técnico gosta de usar, o time "deu liga".

Dupla de volantes

Foto: Lucas Uebel/Buda Mendes / Getty Images

(Foto: Lucas Uebel e Buda Mendes/Getty Images)

Entre 2005 e 2008, o São Paulo conquistou um Paulista, uma Libertadores, um Mundial de Clubes e o tricampeonato brasileiro. Neste período vitorioso, o time tricolor contou sempre com duplas de volantes eficientes que protegiam a defesa, faziam a saída para o ataque e se alternavam como elemento surpresa no ataque. Foi assim com Mineiro/Josué, Hernanes/Richarlyson e Hernanes/Jean.

Em 2014, Muricy começou o Brasileiro com a intenção de ter Maicon e Souza no meio de campo. Mais tarde, buscou deslocar Rodrigo Caio da zaga para o meio de campo. Entretanto, lesões de Maicon e Rodrigo Caio fizeram com que o técnico buscasse uma solução quase que esquecida no elenco.

Denílson esteve perto de deixar o clube no início da temporada. De titular na conquista da Sul-Americana de 2012, o volante tornou-se uma opção pouco utilizada, mas foi resgatado por Muricy. Desde então, vem formando dupla com Souza e, com o companheiro, dão o suporte necessário para que o quarteto formado por Kaká, Ganso, Kardec e Pato possa funcionar.

Defesa se acertou

Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

Bola na área era sinônimo de apreensão para torcida são-paulina. Foi pelo alto que o time tricolor levou gols e perdeu pontos, como no empate em casa com o Criciúma e na eliminação para o Bragantino na Copa do Brasil. Entretanto, desde que caiu para o time do interior, a equipe de Muricy parou de levar gols pelo alto.

A dupla de zaga atualmente é formada por Rafael Tolói e Edson Silva, que eram escolhas improváveis no começo do Brasileiro, uma vez que o primeiro estava emprestado para a Roma e o outro era apenas um reserva. Lesões fizeram com que Rodrigo Caio e Antônio Carlos perdessem espaço, e consequentemente o São Paulo encontrasse estabilidade.

Banco cheio

Luís Fabiano está perto de voltar ao São Paulo
Luís Fabiano está perto de voltar ao São Paulo
Foto: São Paulo FC / Divulgação

(Foto: São Paulo FC/Divulgação)

Nas últimas semanas, o São Paulo perdeu importantes peças por lesão, suspensão ou convocações, seja para seleção principal (caso de Álvaro Pereira) ou de base (casos de Auro, Ademílson e Boschilia). Entretanto, nas próximas rodadas Muricy deve ter o retorno de nomes importantes que poderão permitir ao time fazer reposições caso necessário. Entre os lesionados, Antônio Carlos já foi para o banco no último final de semana, enquanto Luís Fabiano está em fase final de recuperação. Já Rodrigo Caio deve retornar somente em 2015.

Histórico

Foto: Joedson Alves / AFP

A distância para o Cruzeiro é longa, mas o São Paulo já fez uma façanha maior que os sete pontos atuais. Em 2008, a equipe tricolor terminou o primeiro turno na quarta colocação e a oito do líder Cruzeiro. Na última rodada, o hexacampeonato foi confirmado.

Por grupo, Muricy "economiza" elogios a quarteto do São Paulo:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade