Atacante rescinde com o Santos para jogar na Europa
O Santos encerrou de forma antecipada o vínculo com o atacante Guilherme de Jesus Lima, mais conhecido como Guilherme Bahia, de apenas 19 anos. A rescisão foi registrada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quarta-feira (2), e abre caminho para que o jovem talento siga sua carreira no futebol europeu. Ele deve acertar com um clube da Ucrânia nos próximos dias.
Negociação estratégica garante porcentagem ao Peixe
Apesar de a rescisão ocorrer antes do término natural do contrato, que ia até o dia 31 de julho, a decisão foi tomada em comum acordo entre as partes. O Santos optou por liberar o jogador de forma amigável, porque viu potencial em uma futura valorização do atleta no mercado internacional. Por isso, o clube manteve 15% dos direitos econômicos em caso de uma venda futura.
Vale destacar que Guilherme Bahia chegou ao Santos em agosto de 2023 para integrar o elenco Sub-20. Desde então, acumulou bons números em suas primeiras participações: foram três gols em seis partidas no Campeonato Paulista da categoria, além de jogos no Campeonato Brasileiro Sub-20 e no time de Aspirantes.
Participação no profissional e histórico na base
Cabe ressaltar que, mesmo jovem, Guilherme chegou a ser relacionado pelo time principal do Santos na última rodada da Série B do ano passado, na derrota para o Sport, na Ilha do Retiro. Sendo assim, já demonstrava estar no radar da comissão técnica para transições ao profissional.
Entretanto, em 2024, o atacante perdeu espaço. Teve apenas quatro partidas na temporada, não foi inscrito na Copa São Paulo e já indicava um caminho distante da Vila Belmiro.
Além disso, o atleta é natural de Salvador e foi revelado pelo Internacional, onde atuou no Sub-17 antes de chegar ao Peixe. Com isso, Guilherme Bahia agora busca novas oportunidades no futebol europeu, isso porque vê na Ucrânia uma vitrine para sua evolução técnica e visibilidade internacional.
Dessa maneira, o Santos fecha mais um ciclo na base, mantendo uma porcentagem estratégica e apostando no sucesso do jovem fora do país.