Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba o que Verstappen precisa fazer para conquistar o pentacampeonato de F1

Neerlandês performa abaixo do esperado e largará da 16ª posição no grid do GP de SP

9 nov 2025 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Max Verstappen enfrenta um desafio no GP de São Paulo, largando em 16º e precisando vencer as próximas corridas, além de contar com desempenhos medianos de Lando Norris, para manter viva a chance de conquistar o pentacampeonato de Fórmula 1.
Max Verstappen tenta remontada pelo penta mundial
Max Verstappen tenta remontada pelo penta mundial
Foto: RICHARD CALLIS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O tetracampeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen vive um final de semana difícil no Brasil: o neerlandês viu seu principal adversário na briga pelo título da temporada, Lando Norris, abrir vantagem no campeonato de pilotos após vitória de ponta a ponta no Sprint do Grande Prêmio de São Paulo neste sábado, 8. Para piorar, o piloto da RBR parou Q1 e largará na corrida de domingo, 9, na 16ª colocação do grid. 

Apesar da remontada orquestrada após o intervalo da temporada -- quando diminuiu a vantagem da liderança do rival da McLaren de 106 para 39 pontos --, Verstappen se vê em uma situação delicada em Interlagos, onde poderá chegar mais perto do penta consecutivo ou ver o britânico por fim a sua hegemonia na elite do automobilismo mundial. 

Largando da oitava fileira, o piloto da RBR precisará repetir o feito o ano passado, quando largou como 17º e, mesmo em uma corrida caótica e de muita chuva, abocanhou o lugar mais alto do pódio no Autódromo de Interlagos. Além disso, precisará 'secar' Norris para que o atual líder da temporada pontue o menos possível no domingo. 

Com quatro GPs e uma corrida Sprint restantes no calendário de 2025, Verstappen garantiria 108 pontos caso vencesse em São Paulo, Las Vegas, Catar (GP e Sprint) e Abu Dhabi, totalizando 434 pontos. 

Porém, o neerlandês perdeu a oportunidade de depender apenas de si no restante da temporada, já que as duas McLarens também brigam entre si nas duas primeiras colocações do campeonato de pilotos. O desempenho aquém do esperado de Oscar Piastri abriu passagem para que Lando Norris fosse alçado à liderança do ranking após o GP do México. 

Com a vitória no Sprint de São Paulo, o britânico chegou a 365 pontos, contra 356 do companheiro de equipe. Dessa forma, Verstappen também precisa que os adversários não terminem as próximas corridas com a 2ª colocação. 

Considerando que o segundo colocado de cada corrida principal marca 18 pontos, enquanto na Sprint marca sete, se Norris ou Piastri ficarem na cola de um possível Verstappen campeão nos últimos eventos do ano, os pilotos da McLaren pontuariam 444 e 435 pontos, respectivamente, e venceriam o tetracampeão no campeonato. 

Assim, o foco do piloto da RBR é a constância, com a necessidade de descontar 10 pontos por corrida restante para, então, poder celebrar o pentacampeonato mundial de Fórmula 1 e manter sua dominância na categoria por mais uma temporada.

No GP de São Paulo, enquanto Verstappen vai largar da 16ª colocação, Norris será o pole position, com Piastri saindo do quarto lugar. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade