Sem terra arrasada, Marcão quer ver o Fluminense com mental forte
Técnico admite baque pela eliminação, mas vê pontos positivos após eliminatória
Apesar de vencer o Palmeiras por 1 a 0 fora de casa, o Fluminense foi eliminado da semifinal da Libertadores 2026 nos pênaltis, por 5 a 3. O técnico Marcão avaliou a campanha de forma positiva, elogiou o desempenho e a identidade do elenco e descartou um cenário de terra arrasada. Agora, o treinador cobra força mental e foco imediato na reta final do Campeonato Brasileiro, a começar pelo jogo contra a Chapecoense, com o objetivo de somar pontos e garantir vaga na próxima edição do torneio.
A campanha do Fluminense na Libertadores 2026 chegou ao fim. Depois de um início atribulado com Zubeldía, o Tricolor esteve a um pênalti de bater em mais uma final, sob o comando de Marcão, mas o sonho de pisar na terceira decisão continental da história do clube ficou pelo caminho.
Fora de casa, o Tricolor conseguiu buscar a desvantagem sofrida no jogo de ida, por 2 a 1, e venceu o Palmeiras por 1 a 0, em pleno Nubank Parque. Contudo, a eliminação veio nos pênaltis, por 5 a 3, com Nonato desperdiçando a cobrança decisiva. Entratanto, o saldo que a eliminação deixa para o Fluminense, por mais irônico que possa ser, é positivo.
Sob o comando de Marcão, o Tricolor teve a sua melhor eliminatória na Libertadores. Melhor do que o Palmeiras em praticamente quatro dos quatro tempos do confronto, o Fluminense mostrou pontos positivos que podem ser aproveitados na reta final de temporada.
LEIA MAIS: Marcão sai em defesa de Nonato após pênalti perdido: "Faz parte"
"Difícil falar sobre missão cumprida. Queríamos muito terminar isso no dia 28 de novembro, como tínhamos planejado, mas é lógico que do outro lado tinha uma grande equipe. A gente fala que para ganhar uma Libertadores tem que vir ano após ano. Fico feliz por um lado porque assumi com muita responsabilidade tudo isso. Em pouco tempo, dar a identidade que nosso torcedor gosta, que eu gosto e no meio de uma situação que já estava em andamento. Eu tenho maior orgulho de falar para os meus jogadores o quanto eles jogaram bola, o quanto eles jogam futebol. Uma pena porque queria terminar isso mais a frente, mas estamos orgulhosos", disse Marcão.
Por isso, o treinador entendeu que a eliminação não significa que está tudo errado, e pediu que a equipe mantenha o mental forte para os últimos jogos do Brasileirão, para voltar a disputar a Libertadores na próxima temporada.
LEIA MAIS: Thiago Silva admite despedida da Libertadores: "Foi minha última"
"Lógico que está todo mundo muito triste agora, ficou muito perto. Tudo o que foi combinado, do jogo passado para cá, que nos deu uma esperança. gente fica muito triste pela nossa família, por eles, mas pelo nosso torcedor também, que veio, abraçou e acreditou nos 90 minutos que poderiam realmente fazer a gente conseguir a vitória, como conseguiu, mas, lógico, não foi o suficiente. O mental, a gente fala nisso, acabou aqui, chegou amanhã e sexta-feira, a gente vira a chave de novo, foco no Brasileiro. Estamos em situação em que temos que pontuar para a gente, no ano que vem, de novo estar aqui", finalizou.
Sem terra arrasada e sem tempo para se lamentar, o Fluminense volta a entrar em campo já no próximo sábado (24). Fora de casa, o Tricolor viaja para Santa Catarina para enfrentar a lanterna Chapecoense, na Arena Condá, às 19h30, pela 32ª rodada do Brasileirão.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.