"Melhoramos em vários aspectos individuais e coletivos" diz Thiago Carpini após o empate contra o Grêmio
Carpini fala sobre melhorias na pausa da Data FIFA e projeta confronto contra o Vasco. (Foto: Samara Miranda/Ascom Remo)
Após o empate com o Grêmio, Thiago Carpini avaliou positivamente a evolução tática do Remo durante a Data Fifa, destacando maior solidez defensiva, combatividade e controle da posse de bola. O técnico defendeu a paciência na construção ofensiva para manter o equilíbrio e projetou ajustes para a partida contra o Vasco, indicando que a estratégia de marcação será adaptada às características do adversário para buscar mais pressão no ataque sem comprometer a compactação do time.
Após o empate contra o Grêmio, na última quarta-feira (7), Thiago Carpini falou sobre a importância dos quinze dias de Data Fifa para treinar e destacou a fase defensiva como um dos principais pontos de melhora do Remo nesse intervalo.
"Nós melhoramos em vários aspectos individuais e coletivos. No individual, eu acho que a gente duela mais, está competindo mais… Eu vejo hoje um time mais compacto, mais próximo nos comportamentos sem a bola. Tanto marcando num bloco baixo, médio e alto, eu vejo essa organização e vejo que eles estão entendendo o que a gente está pedindo para eles…"
Ainda falando sobre o comportamento tático do Azulino, Carpini também comentou sobre o comportamento ofensivo da equipe e sobre uma maior posse de bola para gerar mais volume de jogo neste confronto contra o Grêmio.
"Acho que a gente tem conseguido controlar mais o jogo com a bola, o que é muito difícil na Série A… E a mudança de lado faz o adversário balançar e cria umas janelas, alguns corredores para a gente poder aproveitar, e isso aconteceu muito no segundo tempo. A gente entende que o torcedor às vezes quer que a gente termine a jogada com velocidade, mas, se a gente entrar nesse jogo de trocação, talvez a gente vá voltar à estaca zero… Eu acho que é esse equilíbrio que a gente tem que encontrar, e acho que essas duas semanas foram importantes para isso…"
Para o confronto contra o Vasco na próxima rodada, Carpini ainda falou sobre uma possível mudança na abordagem do jogo, dada a diferença na maneira como Vasco e Grêmio jogam.
"Em relação a essa questão da posse de bola, marcação pressão, eu acho que isso vai muito de acordo com o adversário. Hoje, no Grêmio, o jogador que mais faz a bola em profundidade do Grêmio, quem que é? O goleiro. Então, se a gente marcar pressão com dois, três, quatro, fica longe para a segunda bola. No momento em que você salta errado em um jogador que tem muito essa capacidade, você fica muito descompacto e distante."
"Então, acho que isso vai variar de acordo com o adversário. Agora, o Vasco é um outro cenário. Eu acho que a gente tem capacidade de marcar mais em cima. Eu acho que a gente se sente também mais confortável quando abaixamos as linhas, porque o Remo sempre vinha marcando assim. Encorajá-los a correr um pouco mais para frente e agredir um pouco mais na marcação tem sido um desafio nosso, mas eu já vi muita coisa bacana acontecendo. Então, vai variar. Vamos ter nossas ideias, comportamentos, mas vai ter um ajuste em cima do adversário."
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.