Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Ponte Preta

Ponte Preta

Favoritar Time

Ponte "burla" regra da Sul-Americana e pode jogar semi fora de seu estádio

8 nov 2013 - 18h11
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A Ponte Preta deve ter problemas para jogar no Estádio Moisés Lucarelli pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Uma divergência a respeito da capacidade do local pode obrigar o time do técnico Jorginho a atuar fora de Campinas – ou, em uma hipótese improvável, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, do arquirrival Guarani.

De acordo com o regulamento da Copa Sul-Americana de 2013 (confira aqui), os times que disputam as oitavas, as quartas e as semifinais do torneio precisam ter pelo menos 20 mil lugares disponíveis para espectadores. O problema: embora o site oficial da Ponte divulgue justamente tal capacidade, os laudos que o clube enviou para a Federação Paulista de Futebol (com validade até 10 de janeiro de 2014) divergem a respeito – o número oscila entre 16,9 mil e 18 mil espectadores (confira aqui).

<p>Equipe campineira jogou em estádio abaixo da capacidade mínima exigida contra Deportivo Pasto e Velez Sarsfield (foto); Conmebol despista a respeito de cobrança para semis, mas lembra veto para o Atlético-MG</p>
Equipe campineira jogou em estádio abaixo da capacidade mínima exigida contra Deportivo Pasto e Velez Sarsfield (foto); Conmebol despista a respeito de cobrança para semis, mas lembra veto para o Atlético-MG
Foto: AFP

Curiosamente, a capacidade de 20 mil já era exigida para as oitavas e para as quartas da Copa Sul-Americana, nas quais a Ponte Preta não teve problemas para atuar em sua casa – respectivamente contra Deportivo Pasto e Vélez Sarsfield. É com base nesta permissão da Conmebol que o clube campineiro acredita que poderá atuar normalmente em seu estádio diante do São Paulo nas semifinais da competição.

De acordo com a assessoria de imprensa da Ponte, “a Conmebol permitiu que fossem feitos aqui (Moisés Lucarelli) outros dois jogos”, sem que houvesse impedimentos. O departamento afirmou que a capacidade do estádio é inferior aos 20 mil, mas disse que o cálculo não leva em conta jogadores, comissões técnicas, arbitragem e funcionários, que demandam as mesmas preocupações de segurança e que completariam o número exigido.

O clube campineiro confia na atuação em casa, mas a Conmebol ainda não confirma onde será o jogo contra os são-paulinos. Néstor Benítez, assessor de comunicação da entidade máxima do futebol sul-americano, despistou sobre o caso, mas mostrou que a entidade pode ser mais exigente nas semifinais.

“Se não tem a capacidade, é o regulamento. É assim”, afirmou, de maneira pouco elucidativa, lembrando que há regras sobre capacidade para as etapas do torneio e sem explicar se a Ponte corre o risco de ter que atuar fora de sua casa nas semifinais do torneio. “A confederação decide”, resumiu.

No entanto, Benítez deu um exemplo claro da exigência que deverá ser imposta aos ponte-pretanos. “É uma determinaçãoo do comitê executivo da Conmebol. Neste ano, o Atlético-MG tentou levar a final da Libertadores para um estádio que não comportava a capacidade exigida, e a confederação fez valer o regulamento”, lembrou.

Os atleticanos disputaram o título continental até as semifinais no Estádio Independência (pouco mais de 20 mil lugares), mas disputaram a final com o Olimpia, do Paraguai, no Estádio do Mineirão (mais de 60 mil). Em Campinas, o Estádio Brinco de Ouro da Princesa tem capacidade para mais de 30 mil torcedores.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/quiz-times-dos-famosos/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/quiz-times-dos-famosos/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Quiz: Times dos famosos&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/15-jogadores-brasileiros/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/15-jogadores-brasileiros/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Veja hist&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;oacute;rias incr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;iacute;veis de 15 destaques que surgiram do nada na S&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;eacute;rie A&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade