PUBLICIDADE

5 clubes da Série D já foram da elite, nos pontos corridos

Quarta Divisão começa nesta quarta, com fase preliminar envolvendo oito times

26 mai 2021 13h57
ver comentários
Publicidade

A Série D de 2021 vai contar com cinco clubes que já participaram da Série A no sistema de pontos corridos, adotado em 2003: Portuguesa-SP, América-RN, Brasiliense, Joinville e Santo André. Desses, o mais popular nacionalmente é a Lusa, afastada da elite desde 2014 por causa de uma queda, em 2013, até hoje não muito bem esclarecida. Escalou um jogador de forma irregular na última rodada daquele Brasileiro e foi punida com perda de pontos.

Lusa tenta se reerguer, disputando em 2021 a Série D do Brasileiro
Lusa tenta se reerguer, disputando em 2021 a Série D do Brasileiro
Foto: Newton Menezes / Futura Press

O veredito do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) à época foi bastante questionado. A partir dali, a Portuguesa teve um declínio acentuado e tenta até hoje se reerguer. Antes, a Lusa havia disputado o campeonato da Série A em 2008 e 2012.

O América-RN foi quem teve a participação mais desastrosa, desse quinteto, numa edição do modelo atual do Brasileiro, com apenas 15% de aproveitamento em 2007, ano em que terminou como lanterna da competição, com quatro vitórias e 29 derrotas.

Já o Joinville disputou a Série A em 2015, quando sofreu o rebaixamento. Depois, foi caindo sucessivamente até chegar à Série D.

Assim como o América-RN e o Joinville, o Brasiliense só teve uma chance na elite desde 2003, mas não aproveitou. Isso se deu em 2005, ano em que ficou em último no Brasileiro e voltou rapidamente para a Série B.

Por fim, o Santo André foi vítima em 2009, do mesmo modo que seus coirmãos em sua única vez na Primeira Divisão com o atual formato. Apesar da queda, encerrou o campeonato em 18º e chegou a dar dor de cabeça para alguns grandes, ganhando de Grêmio, Fluminense e Palmeiras, por exemplo.

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Publicidade
Publicidade