Você sabia? Com goleada, Palestra Itália estreou no Parque Antarctica em 1917
O Palestra Itália disputou sua primeira partida no antigo campo do Parque Antarctica há mais de 100 anos. A goleada por 5 a 1 sobre o extinto Internacional, alcançada no dia 21 de abril de 1917, marcou o início da relação do clube com o estádio.
Fundado em agosto de 1914, o Palestra Itália estreou em campeonatos oficiais apenas em 1916 e ainda dava seus primeiros passos. Em busca de um local para se estabelecer, o clube passou por campos na Vila Mariana e no Bosque da Saúde, mas não criou raízes.
Na época, o Parque Antarctica, construído pela Companhia Antarctica Paulista para o lazer de seus funcionários, era uma das principais praças esportivas de São Paulo. No local, o Mackenzie College venceu o Germânia no jogo de abertura do Campeonato Paulista 1902, primeiro torneio de futebol oficial da história do Brasil.
Em um espaço de 300 mil metros quadrados, o Parque Antarctica contava com lago, parque infantil, restaurantes, choperia e local para bailes, além do gramado de futebol, modalidade em crescimento na capital paulista. Nos primeiros anos do século passado, a empresa alugava o campo para diferentes times.
O Germânia, clube de origem alemã, arrendou o Parque Antarctica e passou a mandar seus jogos no local. Com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a agremiação fundada por imigrantes europeus (atual Esporte Clube Pinheiros) perdeu força e repassou o contrato de locação para o extinto América.
Em situação financeira delicada, o América, fundado pelo ex-zagueiro Belfort Duarte, passou a sublocar o campo do Parque Antarctica para outras equipes, entre elas o Palestra Itália. Pelo acordo, a jovem agremiação poderia utilizar o espaço apenas às terças, quintas, sábados e domingos, somente durante a tarde.
Dirigidos pelo ex-presidente Ludovico Bacchiani, Flosi, Bianco, Grimaldi, Bertolini, Picagli, Arturo Fabbi, Caetano, Ministro, Heitor, Orlando e Martinelli representaram o Palestra Itália no primeiro jogo do clube no Parque Antarctica, válido pelo Campeonato Paulista. Heitor (4) e Caetano marcaram contra o Internacional, enquanto Cruz descontou.
Reforçado por jogadores da várzea da Lapa, especialmente do Ruggerone, o Palestra Itália perdeu apenas uma partida no Campeonato Paulista 1917 (diante da Associação Atlética das Palmeiras) e acabou como vice-campeão, atrás do poderoso Paulistano. Em 6 de maio, no Parque Antarctica, ganhou por 3 a 0 seu primeiro jogo contra o Corinthians.