PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Na última vez contra europeus, Palmeiras superou 6 da Copa

30 jul 2014 - 10h41
(atualizado em 4/8/2014 às 12h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Clube brasileiro com maior número de títulos nacionais, o Palmeiras voltará a jogar contra europeus depois de mais de dois anos. O duelo amistoso contra a Fiorentina, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Pacaembu, será o primeiro da equipe alviverde contra times do “velho continente” desde o início de 2012. E o último deles traz boas lembranças ao torcedor palmeirense.

No dia 14 de janeiro daquele ano, o time brasileiro enfrentou o Ajax, da Holanda, em amistoso também realizado no Pacaembu. Ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras triunfou por 1 a 0, com gol do contestado meia Pedro Carmona, atualmente no Náutico, e iniciou a temporada de 2012 – que reservaria título da Copa do Brasil e rebaixamento no Brasileiro - com o pé direito.

O curioso, entretanto, é que seis atletas que entraram em campo com a camisa do time holandês naquela oportunidade disputaram a Copa do Mundo de 2014. E alguns deles se destacaram naquele que foi considerado o melhor Mundial das últimas duas décadas.

A começar pelo gol. Titular absoluto da surpreendente Holanda no torneio realizado em solo brasileiro neste ano, Jasper Cillessen atuou diante do Palmeiras em 2012. Apesar de ter começado no banco, o arqueiro, então com 22 anos, jogou todo o segundo tempo. E foi ele quem sofreu o gol de Pedro Carmona, aos 48min do segundo tempo.

Na Copa, Cillessen foi vazado em apenas quatro oportunidades: contra a Espanha, de pênalti, na estreia, para os australianos, duas vezes, e diante do México, nas oitavas de final, quando aceitou chute de longa distância. De resto, chamou a atenção pela segurança debaixo das traves, categoria com a bola nos pés e por ter sido substituído por Louis Van Gaal antes da disputa de pênaltis contra a Costa Rica, que decidiu o classificado para a semifinal.

Além dele, outro holandês que entrou em campo contra o Palmeiras há dois anos e se destacou na Copa do Mundo foi o lateral esquerdo Daley Blind. Assim como Cillessen, o jogador, então com 21 anos, começou na reserva e só jogou a segunda etapa. No Mundial, o canhoto se destacou pela versatilidade. Habilidoso e dono de rara inteligência tática, ele atuou como lateral, ala pela esquerda e até terceiro zagueiro no surpreendente 3-5-2 da seleção laranja na Copa.

Titular da Bélgica na Copa, Jan Vertonghen enfrentou o Palmeiras em 2012
Titular da Bélgica na Copa, Jan Vertonghen enfrentou o Palmeiras em 2012
Foto: LatinContent/STR / Getty Images

Titulares da forte defesa da Bélgica no Mundial, Jan Vertonghen e Toby Alderweireld também enfrentaram o Palmeiras no Pacaembu. Ambos foram escalados de início pelo treinador do Ajax, Frank de Boer. De lá para cá, Vertonghen se transferiu e até assumiu a braçadeira de capitão do Tottenham Hotspur, da Inglaterra, e Alderweireld foi para o atual campeão espanhol, Atlético de Madrid.

Por fim, Eyong Enoh e Nicolas Lodeiro completam a lista dos atletas que duelaram no amistoso de 2012 e disputaram a Copa. O primeiro, meio-campista camaronês, jogou todas as três partidas da seleção africana no Brasil. Ele atualmente defende as cores do Antalyaspor, da Turquia. Já o segundo é um dos principais meio-campistas da seleção uruguaia. Depois de boa passagem pelo Botafogo, Lodeiro se transferiu ao Corinthians.

Nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no mesmo Pacaembu, o Palmeiras voltará a jogar contra um clube da Europa. Será a Fiorentina, em partida válida pela Copa EuroAmericana. O time italiano não tem o mesmo porte daquele Ajax, mas também possui atletas de renome. O atacante alemão Mario Gomez, que não foi à Copa por lesão, é um deles. O meio-campista chileno Matías Fernandez, o atacante italiano Giuseppe Rossi e o meia espanhol Joaquin são outros. Juan Cuadrado, ponta colombiano que se destacou no Mundial, não foi sequer relacionado pelo técnico Vicenzo Montella.

FICHA TÉCNICA: PALMEIRAS 1x0 AJAX-HOL
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 14 de janeiro de 2012, sábado
Público: 25.432 no total 
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Assistentes: Renata de Brito e Gustavo Rodrigues de Oliveira (ambos de SP)
Cartões Amarelos: Enoh, Vertonghen, Alderweireld e Bouy (Ajax); Marcos Assunção (Palmeiras)
Gol: PALMEIRAS: Pedro Carmona, aos 48 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Leandro Amaro (Maurício Ramos), Henrique e Juninho (Gerley); Márcio Araújo, Marcos Assunção (Chico), Tinga (Maikon Leite) e Valdivia (Pedro Carmona); Luan e Ricardo Bueno (Fernandão).

Técnico: Luiz Felipe Scolari

AJAX: Vermeer (Cillessen); Ligieon (Van Rhijn), Vertonghen, Alderweireld (Ooijer) e Anita (Blind); Enoh (Klaassen), Eriksen (Serero) e Janssen (Bouy); Sulejmani (Aissati), Lodeiro (Ozbiliz) e De Jong (Bulykin).

Técnico: Frank de Boer
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade