Com Piquerez lesionado, Vanderlan deve ganhar sequência de jogos no Palmeiras
Com a lesão do lateral-esquerdo Piquerez, que sofreu uma entorse no joelho direito na derrota para o Água Santa, no último domingo, o jovem Vanderlan pode embalar uma sequência inédita como titular no profissional do Palmeiras.
Revelado nas categorias de base do Verdão, o lateral de 19 anos tem integrado de forma definitiva o elenco comandado por Abel Ferreira desde a segunda metade da última temporada. Naquela ocasião, foi acionado também em um momento de falta de opções no setor e agarrou a oportunidade.
Com Jorge no departamento médico naquela altura, foi Vanderlan quem substituiu Piquerez nos minutos finais do duelo contra o Cuiabá, no Allianz Parque, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem ambos à disposição, Abel Ferreira apostou no garoto para o duelo seguinte, contra o América-MG, no Independência, e assim a Cria da Academia fez a sua estreia como titular pelo elenco profissional em 2022.
A afirmação de Vanderlan no profissional fez o Palmeiras liberar Jorge por empréstimo para o Fluminense para a atual temporada. Assim, o caminho fica aberto para o jovem lateral assumir a vaga na ausência de Piquerez, que deve ficar fora pelo próximo período.
O Palmeiras confirmou que o uruguaio sofreu uma entorse no joelho, mas não estipulou prazo de retorno para o jogador. Nas suas redes sociais, o lateral escreveu: "Um tempinho fora dos gramados para recuperar e voltar mais forte do que nunca".
Com o calendário apertado e repleto de jogos decisivos, Piquerez desfalcará o Palmeiras por oito partidas se ficar fora até o fim do mês. Neste período, além da estreia na Copa Libertadores, nesta quarta-feira, o Verdão terá pela frente o jogo de volta da final do Paulistão, além do início das campanhas na Copa do Brasil e no Brasileirão.
Assim, Vanderlan pode ter uma sequência inédita como titular do Palmeiras. Desde que subiu ao profissional, o maior número de jogos consecutivos disputados foi de apenas dois.
Opções escassas
Reserva imediato de Piquerez, Vanderlan é a única opção de ofício do elenco do Palmeiras para o setor na ausência do uruguaio. Caso opte por outra alternativa, Abel Ferreira terá que dar oportunidade para outra Cria da Academia, ou fazer improvisações se não quiser alterar o sistema de quatro defensores.
A opção mais favorável neste caso passa por escalar Mayke na lateral-esquerda. Cada vez mais versátil com Abel Ferreira, o camisa 12 já foi testado nesta posição em alguns momentos ocasionais durante jogos.
De olho nos jovens revelados pela base, a comissão técnica palmeirense também pode monitorar o lateral-esquerdo Ian, do sub-20. Ele integra o grupo de garotos que completam treinos do time profissional, e pode ser observado mais de perto neste período em que Piquerez está fora de combate.