Artilheiro e garçom, Kardec salva noite apagada de parceiros
Grande destaque do Palmeiras desde quando chegou em 2013, o atacante Alan Kardec voltou a ser responsável direto pela vitória alviverde na noite desta quinta-feira, por 2 a 0, pelas quartas de final do Campeonato Paulista contra o Bragantino. Com os principais destaques do clube paulistano apagados, o centroavante teve brilho quase individual para guiar a equipe alviverde à primeira semifinal de seu centenário e assumir a artilharia do torneio – o rival em uma final pode ser o Santos, ex-equipe do jogador.
Tudo começou na metade inicial do primeiro tempo. Com uma postura confusa em campo, o Palmeiras encontrava trabalho para inaugurar o marcador – os contra-ataques rápidos, marca registrada do time de Gilson Kleina na atual temporada, eram parados por erros de passe. Coube a Alan Kardec, então, afastar o fantasma da zebra que já pairava sobre o Pacaembu em um Paulista já com dois times do interior nas semifinais,
A altura dos gigantes defensores do time de Bragança Paulista não bastou para impedir a estrela de Kardec, que encheu de brilho o rosto dos torcedores em uma noite amena paulistana. Após cobrança de escanteio, ele, Alan Kardec, apareceu para completar com os pés na segunda trave e abrir o caminho para a classificação palmeirense.
O garoto da chuteira vermelha continuou a tripudiar sobre a defesa alvinegra mesmo após deixar o seu. A movimentação do atacante na frente, com bolas buscadas na zona central do gramado e na ala esquerda, compensou as atuações apagadas de Valdivia e Leandro, principais responsáveis pela armação de jogadas alviverde – Bruno César esteve um pouco melhor, mas mesmo assim pouco se destacou.
Do campo ofensivo, Alan Kardec ainda viu o Bragantino passar a assustar um Palmeiras apagado na volta para os últimos 45 minutos. Viu, também, o time do interior subir sem medo ao ataque e dar espaços na defesa. Os vácuos, que se transformaram em uma avenida entre os três zagueiros do clube alvinegro e os meio-campistas, foram aproveitados com maestria por Kardec.
O artilheiro e atual dono do coração do torcedor alviverde – mesmo com problemas para acertar a renovação de contrato – seria., desta vez, garçom. O centroavante aproveitou sobra quase na pequena área em rápido contra-ataque alviverde no segundo tempo e poderia ter chutado. Mas não: preferiu só rolar a Wesley, que vinha de trás, acertar pancada para estufar a rede adversária.
Inegavelmente destaque palmeirense nesta noite, Kardec ainda corre atrás de uma vaga no grupo de Felipão para a Copa do Mundo – tem com principais adversários Fred e Jô. A artilharia do Paulista, assumida com nove gols ao lado de Léo Costa, do Rio Claro, e Luís Fabiano, do São Paulo, pode ser o termômetro que falta para o atacante convencer Felipão.