PUBLICIDADE
Logo do

Náutico

Meu time

Quem pega última vaga na elite? Veja matemática da Série B

28 nov 2014 16h57
ver comentários
Publicidade

Não tem para onde correr neste fim de semana para os times da Série B. Ou vai ou racha. A segunda divisão do escalão nacional já tem vários clubes de "férias", mas três brigas ainda mexem com a cabeça de milhares de torcedores. Ainda estão indefinidos o título da competição, a última vaga para a Série A de 2015 e um espaço na zona de rebaixamento do torneio. 

A briga pelo título é simples. Na última rodada, o Joinville poderia ter garantido o caneco e foi ajudado com derrota da Ponte Preta, mas só empatou em casa. Agora, precisa de uma vitória ou empate. A briga quente mesmo é pela última vaga na Série B, após o Vasco se garantir no último fim de semana. Boa Esporte, Atlético-GO, Avaí, América-MG e Ceará disputam apenas uma vaga na elite. 

A luta pelo último descenso da Série C envolve três times, sendo dois paulistas e um potiguar. Bragantino, América-RN e Oeste lutarão na última rodada para seguir no escalão nacional. Por sua vez, dez equipes já estão "de férias" e não brigam por nada na última rodada, mas podem definir a vida de outros clubes. 

 Entenda, abaixo, o cenário de cada um dos 20 times na última rodada da Série B:

Joinville (1º colocado – 70 pontos)

O time catarinense já garantiu acesso à Série A e, neste momento, trava dura batalha com a Ponte Preta pelo título da segunda divisão do futebol brasileiro. Na última rodada, a equipe catarinense tinha a chance de ser campeã do torneio em casa, mas ficou apenas em empate por 1 a 1 com o Luverdense, que não luta por nada, enquanto a Ponte foi derrotada pelo América-MG. Contudo, o Joinville ainda depende de suas próprias forças: basta empatar com o desesperado Oeste para gritar "é, campeão". 

Foto: Arte Terra


Ponte Preta (2º colocada – 68 pontos)

Também já confirmada na elite do ano que vem, a equipe paulista perdeu a liderança da Série B na reta final e pareceu ter sentido o baque. Nas últimas duas rodadas, tropeçou em casa e perdeu a chance de retomar a ponta. Agora, para ser campeã e encerrar jejum de 114 anos sem um título de expressão, precisa vencer o Náutico em Pernambuco e ainda torcer por derrota do Joinville para o Oeste. 

Foto: Arte Terra


Vasco (3º colocado – 63 pontos - "de férias")

O Vasco apena cumpre tabela na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe cruzmaltina confirmou o acesso no último fim de semana, com empate frustrante com o Icasa no Maracanã. Não tem chances de brigar pelo título. 

Foto: Arte Terra


Boa Esporte (4º colocado – 59 pontos – 32% de chance de subir)

O Boa Esporte não tem uma missão tão espinhosa para subir para a Série A do Campeonato Brasileiro. Para conquistar a inédita vaga, a equipe mineira precisa apenas de uma vitória simples sobre o rebaixado Icasa, no Ceará. O time cearense dispensou grande parte do elenco durante a última semana e não deve oferecer grande resistência. 

Foto: Arte Terra


Atlético-GO (5º colocado – 59 pontos – 35% de chance de subir)

Apesar de estar atrás do Boa Esporte na tabela, o Atlético-GO nutre mais chances de classificação para a Série A, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. Isto porque o último duelo da equipe goiana é em casa: pega o descompromissado Santa Cruz. Para subir, terá que vencer seu compromisso e torcer para um empate ou derrota do Boa Esporte. 

Foto: Arte Terra


Avaí (6º colocado – 59 pontos – 21% de chance de subir)

Antigo líder e ocupante praticamente fixo do G-4 da Série B, o time catarinense é considerado um dos principais responsáveis por ainda haver (muita) disputa pelo acesso. O Avaí viu seu excelente desempenho ruir na reta final da segunda divisão nacional, mas encontrou-se com vitórias nas últimas rodadas. A tarefa para subir, contudo, não é fácil: terá que vencer o Vasco em casa e torcer por tropeços de Boa Esporte e Atlético-GO. Uma vitória dos goianos, contudo, ainda dá chance para o Avaí, mas os catarinenses terão que passar o adversário no saldo de gols, que está atualmente empatado. 

Foto: Arte Terra


América-MG (7º colocado – 58 pontos – 10% de chance de subir)

Depois de ter perdido seis pontos nos tribunais quando ocupava a parte de cima da tabela de classificação, é praticamente um milagre ver o time mineiro chegando à reta final da Série B do Campeonato Brasileiro com boas chances de acesso. Embalado com vitórias nos últimos jogos, o clube mineiro precisará de um novo milagre para subir: precisa vencer seu jogo e torcer por tropeços de Boa Esporte, Atlético-GO e América-MG para subir. 

Foto: Arte Terra

 

Ceará (8º colocado – 54 pontos – 2% de chance de subir)

Milagre maior só para o Ceará. Após começar a Série B em ritmo alucinante e disparar na liderança, o time cearense caiu de rendimento da metade para a frente e se vê afetado pela fase irregular nesta última rodada. Para subir para a Série A, precisa vencer e torcer por derrota de Boa Esporte, além de empate ou derrota de Atlético-GO, Avaí e América-MG. Tá fácil?

Foto: Arte Terra

 

Sampaio Corrêa (9º colocado – 53 pontos – "de férias")

Foto: Arte Terra


Santa Cruz (10º colocado – 52 pontos – "de férias")

Foto: Arte Terra


Náutico (11º colocado – 49 pontos – "de férias")

Foto: Arte Terra

 

ABC (12º colocado – 48 pontos – "de férias")

Foto: Arte Terra

 

Paraná (13º colocado – 48 pontos – "de férias")

 

Foto: Arte Terra

 

Luverdense (14º colocado – 47 pontos - "de férias")

 

Foto: Arte Terra

 

Oeste (15º colocado – 45 pontos – 3% de chance de cair)

 

O Oeste depende só de uma vitória simples para fugir do rebaixamento, mas terá trabalho. Em casa, recebe o Joinville, que precisa de um empate para se sagrar campeão da Série B. A igualdade, contudo, não livra o time de Itápolis, que poderia ser ultrapassado por América-RN e Bragantino no número de vitórias. Os paulistas podem ficar na Série B até com derrota, caso só um entre América-RN e Bragantino consiga vencer. 

 

Foto: Arte Terra

 

América-RN (16º colocado – 43 pontos – 27% de chance de cair)

 

O América-RN conseguiu uma inversão nas probabilidades de chances de cair no último fim de semana. Com vitória sobre o Náutico e empate do adversário direto Bragantino, saiu da zona da degola e agora depende apenas de si para ficar na Série B. Uma vitória simples contra o Paraná fora de casa já garantirá a equipe. Em caso de empate, tem que torcer para os paulistas também tropeçarem. Derrota só deixará o time na primeira divisão se o clube de Bragança também perder.

 

Foto: Arte Terra

 

Bragantino (17º colocado – 43 pontos – 70% de chance de cair)

 

O empate em casa com o descompromissado Paraná no último fim de semana foi mortal para o Bragantino. Agora, a equipe necessita de uma vitória contra o ABC, além de torcer contra Oeste e América-RN, para ficar na Série B. Pode ajudar ao time paulista o fato do ABC ser rival do América-RN e, por isso, fazer pouco caso da partida para prejudicar o adversário potiguar. 

 

Foto: Arte Terra

 

Icasa (18º colocado – 39 pontos – rebaixado)

 

Foto: Arte Terra

 

Vila Nova (19º colocado – 29 pontos – rebaixado)

 

Foto: Arte Terra

 

Portuguesa (20ª colocada – 25 pontos – rebaixada)

 

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade