0

Náutico lança nova camisa em campanha contra o racismo

18 set 2020
15h25
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Nesta sexta-feira o Náutico fez história. O clube lançou um novo uniforme, na cor preta pela primeira vez, simbolizando a luta contra o racismo. Além de contribuir para a campanha, os pernambucanos tentam reparar uma marca em seu passado, já que foi a última equipe a permitir que negros jogassem pelo time.

No vídeo de lançamento do novo uniforme, é narrada a parte gloriosa da história do Timbu, com títulos e conquistas. Mas, também é citado este momento do alvirrubro. Entendendo que um pedido de desculpas não é o suficiente, o clube decidiu ter uma camisa preta, já que esta cor também faz parte do time.

A equipe entra com força na campanha Vidas Negras Importam. A camisa será usada pelos goleiros da equipe na disputa da Série B. O símbolo da campanha do Timbu é o ex-goleiro Nilson, que sofreu insultos racistas da torcida do Náutico quando ainda atuava pelo rival Santa Cruz. Alguns anos depois, se tornou ídolo alvirrubro, conquistando o Pernambucano de 2004.

Confira o manifesto antirracista publicado pelo Náutico:

A gente tem orgulho da nossa história. A tradição, os títulos, os craques, o estádio dos Aflitos e A Mais Fiel do Nordeste são parte fundamental do que é ser Clube Náutico Capibaribe.

Mas nem tudo do passado nos orgulha. Ser o último clube do Recife a ter aceito negros vestindo a nossa camisa nos envergonha. Sem esconder ou deixar de falar do assunto, sabemos o quanto esta atitude colaborou com o preconceito e a discriminação.

Não podemos apagar o racismo do nosso passado, e só um pedido de desculpas não é suficiente. O que a gente pode e vai fazer é contribuir cada vez mais no combate ao racismo estrutural, à desigualdade social e à violência contra negros.

Pela primeira vez na história, o vermelho e o branco são deixados de lado, por uma causa bem maior: avisar para todo mundo que o Náutico também é preto

Veja também:

Veja as principais revelações que saíram do CT do São Paulo
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade