Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo

Publicidade

MotoGP: Gresini anuncia que disputará GP da Alemanha com apenas um piloto

Sem convocar um piloto substituto, a Gresini concentrará seus esforços apenas na participação de Álex Márquez na etapa alemã

6 jul 2026 - 14h52
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: MotoGP

A Gresini Racing confirmou que apenas um piloto correrá pela equipe no GP da Alemanha, disputado neste fim de semana no circuito de Sachsenring. A equipe italiana decidiu não convocar um substituto para Fermín Aldeguer, que permanece afastado enquanto se recupera da fratura em uma vértebra sofrida durante o GP da Holanda, em Assen.

Com isso, Álex Márquez será o único representante da equipe no traçado alemão. Uma situação pouco comum na MotoGP, já que normalmente as equipes procuram manter suas duas motos no grid mesmo diante da ausência de um piloto.

A confirmação foi feita pela própria Gresini por meio de um comunicado divulgado nas redes sociais. Segundo a equipe, Aldeguer seguirá focado na recuperação física e, por isso, não terá condições de competir em Sachsenring.

A lesão do espanhol aconteceu após uma forte queda na curva 11 do circuito de Assen, Aldeguer inicialmente deixou a pista sem aparentar um problema grave, mas exames posteriores realizados no hospital detectaram uma fratura na vértebra. Com esse diagnóstico, os médicos a vetaram sua participação no restante daquele fim de semana e também na rodada seguinte do campeonato.

Ao longo da temporada, mostrou evolução constante e chegou a conquistar um pódio, consolidando seu potencial como uma das promessas da categoria. No entanto, a nova lesão interrompe novamente sua sequência justamente antes da pausa de verão da MotoGP. 

Desta vez, a Gresini optou por não recorrer a um substituto. A decisão também passa por questões de disponibilidade. Ao longo da temporada, quatro pilotos diferentes já defenderam a equipe: Álex Márquez, Fermín Aldeguer, Michele Pirro e Iker Lecuona. O espanhol da Honda havia substituído Márquez no GP da Hungria e impressionou ao terminar a prova entre os primeiros colocados, mas neste fim de semana está comprometido com a etapa do Mundial de Superbike, impossibilitando um novo chamado.

Dessa forma, todas as atenções da Gresini estarão voltadas para Álex, que terá a responsabilidade de defender sozinho a equipe no circuito de Sachsenring. A etapa alemã também será a última antes da pausa de verão do campeonato, período que deverá ser aproveitado por Aldeguer para intensificar sua recuperação e buscar condições de retornar à MotoGP na segunda metade da temporada.

O momento da equipe também é marcado por mudanças importantes para o futuro. Nos últimos dias, a Gresini anunciou sua dupla de pilotos para 2027, formada por Joan Mir e Dani Holgado, enquanto Álex Márquez foi confirmado como novo piloto da equipe oficial da KTM a partir da próxima temporada. Apesar das definições para o futuro, o foco imediato da estrutura italiana é encerrar a primeira parte do campeonato da melhor maneira possível, mesmo contando com apenas uma Ducati no grid alemão.

Parabólica
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra