PUBLICIDADE

Motociclismo

Dovizioso diz que novo formato da MotoGP vai beneficiar pilotos rápidos na classificação

Aposentado da MotoGP desde o GP de San Marino e da Riviera de Rimini do ano passado, italiano analisou os prós e contras do novo formato com corridas sprint e considerou que as provas de sábado vão aumentar a pressão em cima dos pilotos

8 jan 2023 - 05h16
Compartilhar
Exibir comentários
Andrea Dovizioso não soube dizer o efeito do novo formato no espetáculo da MotoGP
Andrea Dovizioso não soube dizer o efeito do novo formato no espetáculo da MotoGP
Foto: RNF / Grande Prêmio

Andrea Dovizioso acredita que o novo formato da MotoGP para a temporada 2023pode beneficiar aqueles pilotos que são mais rápidos em classificação. Na visão do italiano, porém, a introdução das corridas sprint em todas as etapas a partir deste ano vai colocar pressão extra em cima dos competidores.

A classe rainha do Mundial de Motovelocidade vai introduzir uma mudança radical de formato neste ano em resposta à queda de público nos autódromos e também na audiência televisiva das corridas na Europa.

Andrea Dovizioso acredita que os pilotos estarão sob maior pressão com as corridas sprint
Andrea Dovizioso acredita que os pilotos estarão sob maior pressão com as corridas sprint
Foto: RNF / Grande Prêmio

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mas, ao contrário do que foi divulgado originalmente, a nova dinâmica da MotoGP não conta com o respaldo de todas as equipes, já que pelo menos Lin Jarvis, diretor da Yamaha, já admitiu publicamente que preferia ver o sistema de corridas sprint testado em algumas corridas antes de ser adotado integralmente.

Aposentado desde meados do ano passado, Andrea concorda que a adoção do novo formato dará uma nova dinâmica à MotoGP, mas não vê um grande impacto em termos de espetáculo.

"Vai criar mais dinâmica para controlar, mas temo que não vai mudar muito o show", disse Dovizioso em entrevista à publicação alemã Motorsport Magazin. "Fisicamente, vai ser mais difícil encarar duas corridas. Vai ser mais difícil, especialmente quando a corrida for em pistas que exigem um estilo de pilotagem mais comprometido. Estou pensando em Austin, Sepang, Assen ou Mugello", opinou.

Além disso, Dovizioso considera que o formato será benéfico para os pilotos que são melhores em classificação, já que eles poderão tirar proveito em cima daqueles que são mais metódicos nas corridas de sábado.

"Em minha opinião, vai pressionar os pilotos", avaliou. "Esse novo regulamento, no entanto, pode também ser uma vantagem para os pilotos mais rápidos na classificação, pois podendo começar nas posições da ponta, eles poderão tirar vantagem das condições mais fáceis que podem beneficiá-los nas corridas, o que pode levá-los a ganhar mais pontos do que os pilotos mais metódicos", concluiu.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade