Polêmica no UFC: dinheiro de atletas depende de jornalistas
A partir de julho de 2015, os lutadores do UFC terão que usar uniformes e vão receber dinheiro da Reebok para isso. A ideia foi anunciada nesta terça-feira e recebeu aprovação de muitos lutadores, de acordo com o presidente da organização, Dana White. Mas criou uma polêmica na imprensa, já que a divisão do dinheiro será feita de acordo com um ranking elaborado por jornalistas.
Atualmente os rankings já existem no UFC, mas sem nenhuma utilidade. A organização reúne as opiniões da imprensa, organiza listas de acordo com cada categoria de peso e divulga em seu site oficial. Serve como parâmetro, mas sequer é usado para casar as lutas.
Agora esses rankings terão uma utilidade, pois cada lutador vai receber o dinheiro dos uniformes de acordo com sua posição no ranking. Existem quatro categorias diferentes de pagamento: campeão, do 1º ao 5º, do 6º ao 10º e os outros.
Sendo assim, as opinões dos jornalistas vão afetar diretamente os ganhos dos lutadores. Isso geraria um conflito de interesse que a própria mídia tem denunciado. O ideal seria uma reformulação na forma como esse ranking é elaborado, o que ainda pode acontecer até julho de 2015.
Por enquanto, diversos jornalistas têm criticado a ideia no Twitter. Veja as declarações:
"Eu tenho sido um eleitor dos rankings do UFC. Com as notícias de hoje, eu não votarei mais".
Jason Floyd, repórter do MMA Report
I have been a voter in UFC rankings. With today’s news, I will no longer vote
— Jason Floyd (@Jason_Floyd) 2 dezembro 2014
"Não estou dizendo que isso vai acontecer, mas e se um site tem cinco eleitores do ranking, por que não dizer 'quer uma entrevista exclusiva? Ok, eu preciso de uma posição três em todas cédulas"
Brent Brookhouse, editor do site Bloody Elbow
Not saying it'll happen, but if a site has 5 ranking members, why not say "want an exclusive? Okay I need (fighter) at #3 on all 5 ballots"
— Brent Brookhouse (@brentbrookhouse) 2 dezembro 2014
Muitas decisões dos promotores de MMA foram estúpidas ao longo dos anos, mas o 'ranking determina pagamento do patrocinador' está no topo, muito no topo'"
Robert Sargent, repórter do MMA Junkie
Many dumb decisions have been made by MMA promoters over the years, but the UFC's "rankings determine sponsor pay" one is way, way up there.
— Robert Sargent (@MMARising) 2 dezembro 2014
"Com o acordo com a Reebok, o ranking do UFC vai importar. Eu ficaria preocupado se meu dinheiro dependesse disso"
Ben Fowlkes, colunista do USA Today e do MMA Junkie
With the Reebok deal, the UFC's rankings are about to really matter. That might worry me if I was a fighter depending on them for my money.
— Ben Fowlkes (@benfowlkesMMA) 2 dezembro 2014
"Mídia não deveria determinar os rankings quando isso é diretamente relacionado com o pagamento do lutador"
Mike Chiappetta, comentarista da Fox, ESPN, NBC e outros
Re: UFC/Reebok deal, media should not determine rankings when it directly correlates to fighter pay. Period.
— Mike Chiappetta MMA (@MikeChiappetta) 2 dezembro 2014
"Se você é um dos membros da mídia que votam em rankings do UFC que ninguém nunca ouviu falar, é uma boa hora para reconsiderar"
Dave Doyle, colunista do MMA Fighting e Yahoo Sports
If you're one of the few media members voting on UFC rankings who anyone's ever heard of, now would be a solid time to reconsider.
— Dave Doyle (@davedoylemma) 2 dezembro 2014
"Eu totalmente espero ver uma reformulação do sistema de ranking antes do lançamento dos uniformes. Eu acredito que eles vai considerar isso também"
John Morgan, repórter do MMA Junkie e do USA Today
And I would completely expect to see a revamping of the rankings system before this launches. I believe they see the concerns, as well.
— John Morgan (@MMAjunkieJohn) 2 dezembro 2014
"Se você está na mídia e contribui para os rankings do UFC, você deve renunciar imediatamente. Isso é um conflito direto de interesse"
Erik Fontanez, editor do MMA Hot Sauce e do MMA Weekly
If you're in the media and contribute to the UFC rankings, you should resign immediately. This is a direct conflict of interest.
— Erik Fontanez (@Erik_Fontanez) 2 dezembro 2014
"Mídia do MMA não deveria ter participado dos rankings do UFC antes do acordo com a Reebok. Não deve participar depois. Os conflitos são claros"
Josh Gross, repórter do Sherdog, SI.com e ESPN
MMA media shouldn't have participated in UFC rankings before Reebok deal was announced. Shouldn't participate after. Conflicts are clear.
— Josh Gross (@yay_yee) 2 dezembro 2014
"Essa pagamento baseado em rankings com o UFC e a Rebbok pode ter muito potenciais problemas. Vai ser interessante ver como tudo desenrola"
Dann Stupp, editor do USA Today e MMA Junkie
That pay-based-on-ranking thing with this UFC-Reebok deal could have so many potential problems. Gonna be interesting as it all unfolds.
— Dann Stupp (@DannStupp) 2 dezembro 2014
@ricampelo @Alexandre_MMA @mmabrasil Concordo. Voto no ranking e não gostaria de ter esse "poder" nas mãos. Acho que pode haver outros meios
— Marcelo Russio (@MarceloRussio) 2 dezembro 2014
Marcelo Russio, editor do Combate