Brasileiros fazem história e conquistam o ouro no Mundial de Taekwondo
Superando desafios, o atleta brasileiro brilha no Mundial de Taekwondo e conquista feito inédito para o Brasil
O brasileiro Henrique Marques fez história na manhã desta segunda-feira (27) ao conquistar a medalha de ouro na categoria até 80 kg no Mundial de Taekwondo, marcando o primeiro título masculino do país na competição. O ouro do atleta se soma ao de Maria Clara Pacheco, que havia vencido no Mundial de Wuxi, na China, no último sábado (25).
A conquista de Maria Clara encerrou um jejum de 20 anos sem títulos mundiais para o Brasil desde o triunfo de Natália Falavigna, em Madri, em 2003.
Conheça a trajetória do Henrique Marques até o ouro
Aos 21 anos, Henrique chega ao ponto mais alto de sua carreira, superando um período marcado por desafios e incertezas. Em 2023, ele foi diagnosticado com arritmia cardíaca, passou por uma cirurgia e precisou se afastar temporariamente dos tatames. A descoberta do problema de saúde trouxe dúvidas sobre a continuidade de sua trajetória esportiva, fazendo com que ele perdesse o Mundial e os Jogos Pan-Americanos. No entanto, após a recuperação, Henrique retornou ao esporte com desempenho impressionante, mostrando resiliência e determinação.
Na decisão, Henrique superou o chinês Qizhang Xiang. Ele venceu o primeiro round por 2 a 1 e manteve o empate em 0 a 0 no segundo, resultado que lhe assegurou o título.
Durante sua trajetória até a final, o brasileiro derrotou o cubano Kelvin Calderón Martinez, Faysal Sawadogo, de Burkina Faso, o norte-americano CJ Nickolas e Artem Mytarev, que competiu sob bandeira neutra.
— Muito feliz com essa conquista e com o meu desempenho em quadra, muito feliz com tudo que vem acontecendo na minha vida. Saímos campeões aqui e tudo isso é graças a muito trabalho. Esse foi o primeiro passo e, se Deus quiser, lá em Los Angeles-2028 [Jogos Olímpicos], vamos ser campeões também — disse Henrique Marques, ao SporTV.
Feito inédito para o Brasil
Henrique Marques garantiu o ouro, marcando a 25ª medalha do Brasil na história dos Mundiais de Taekwondo. Ao todo, o Brasil acumula três medalhas de ouro, oito de prata e 14 de bronze. Em 2025, o país celebrou um feito inédito: pela primeira vez, conquistou dois ouros em uma mesma edição do campeonato.