6 eventos ao vivo

Vôlei Bauru estreia na temporada e pode contar com Yoana Palacios

Equipe bauruense fará primeiro jogo oficial da temporada 2017-2018 nesta terça-feira, contra Porto Ferreira; ponteira cubana inicia treinos e pode ser reforço para o Paulista

24 jul 2017
18h54
  • separator
  • comentários

O Vôlei Bauru fará sua estreia oficial na temporada 2017-2018 diante de Porto Ferreira nesta terça-feira, a partir das 18h, no ginásio Archangelo Brega. A partida também marca o início dos Jogos Regionais de Lençóis Paulista para o time bauruense, que competirá na categoria voleibol feminino livre e está no Grupo C.

O time do interior paulista inicia a nova temporada com elenco renovado. A equipe manteve as ponteiras Dayse e Carol Westermann, as centrais Angélica e Valquíria, a levantadora Juma e a líbero Arlene e se reforçou com as vindas das ponteiras Paula Pequeno e Gabi Cândido, da levantadora Ju Carrijo, das centrais Andressa Picussa e Gabi Martins e das opostas Ariane e Helô.

No entanto, para a disputa dos Jogos Regionais, o time não estará completo. A ponteira Gabi Cândido e a oposta Ariane, servem a Seleção Brasileira sub-23, já a ponteira Paula Pequeno trabalha o condicionamento físico. A central Gabi Martins também está fora poe ter disputado em outra cidade uma competição iniciada neste ano (Superliga B).

O Vôlei Bauru contará com as seguintes atletas: as levantadoras Juma e Ju Carrijo, as centrais Valquiria, Angélica e Andressa, as ponteiras Carol Westermann e Dayse, a oposta Helô e a líbero Arlene.

A estreia do time bauruense, porém, não será simples. Além de nunca ter enfrentando o Porto Ferreira, somado com a ansiedade da estreia, a equipe não está na melhor forma física e técnica. O Vôlei Bauru treina há pouco mais de um mês.

- Nossa principal preocupação é preservar as jogadoras para que não haja nenhuma lesão e nenhum imprevisto, porque ainda não estamos na melhor forma física e técnica. É algo que nos preocupa porque enfrentaremos adversários que não conhecemos e não temos nenhuma base e parâmetro para sabermos o que pode ocorrer na competição. Teremos de viver o dia a dia para saber o adversário que iremos jogar para ter um pouco mais de noção do que esse campeonato vai trazer para a gente. E como é estreia e está começando uma nova temporada, sempre tem aquela ansiedade - analisa Fabiano Kwiek, técnico interino do time bauruense.

Para a capitã e central Angélica, apesar das dificuldades esperadas, o primeiro confronto da temporada servirá para mostrar justamente as atuais condições da equipe.

- É nossa estreia e não conhecemos o adversário, mas acredito que nesse período inicial de treinos conseguimos ter uma base como equipe e sabemos que o importante nesse momento é ir crescendo e ajustando as falhas. Por isso, independentemente do adversário, vamos focadas para reproduzir da melhor forma possível aquilo que estamos treinando e dar um passinho em busca dos nossos objetivos da temporada - destaca a atleta, que acrescenta:

- Estamos em processo de evolução e ainda longe daquilo que esperamos e queremos que seja o ideal, mas o jogo propicia ver como a equipe está e vamos aproveitar isso. Levando em conta o fato de estarmos no início, espero que a equipe mostre o seu valor e vá criando jogo a jogo o entrosamento necessário, com muita garra e muita vontade de vencer.

Reforço estrangeiro?

Um dos destaques da atual geração do voleibol cubano, a ponteira Yoana Palácios integrou-se nesta segunda-feira, ao elenco do Vôlei Bauru. Com 26 anos, 1,84 m de altura e 67 kg, a atleta, conhecida internacionalmente por suas atuações pela seleção de Cuba, inicia os treinamentos visando manter a forma física, mas pode se transformar em mais uma opção para a disputa do Campeonato Paulista.

Não é a primeira vez que a ponteira cubana estará em Bauru. Na temporada 2015-2016, Palácios esteve perto de jogar pela equipe bauruense, quando tratou lesão no ligamento do joelho esquerdo na cidade, mas as negociações não avançaram. Agora, após disputar a temporada passada pelo Yunnan, da China, a jogadora retorna ao Brasil - e a Bauru - com o objetivo de treinar para manter a forma física e a possibilidade, caso seja do entendimento da diretoria e da comissão técnica do Vôlei Bauru, de firmar contrato para a disputa do Paulista.

Além de passagens com destaque pela seleção cubana, Yoana Palácios já atuou no voleibol do Azerbaijão, onde defendeu o Rabita Baku, e também passou pelo turco Besiktas JK. Em seguida, transferiu-se para o chinês Yunnan, onde disputou a última temporada.

Apesar da idade, Palácios é considerada uma jogadora experiente, pois iniciou cedo sua carreira na Seleção Cubana tendo seu auge nos Jogos Pan Americanos de 2011, em Guadalajara no México. A ponteira liderou a campanha das cubanas até a final, onde foram superadas por 3 sets a 2 pelo Brasil no qual entre as convocadas estava Paula Pequeno. Mesmo com a prata Palácios foi eleita a melhor atacante e MVP daquela edição do Jogos Pan-Americanos. Além disso, a cubana também foi eleita a melhor atacante da edição 2012 do Grand Prix.

Vôlei Bauru não disputará Copa SP

O Vôlei Bauru não disputará a Copa São Paulo, competição organizada pela Federação Paulista de Volleyball (FPV) e cuja nova edição será realizada na Capital do Estado nos próximos dias 29 e 30 deste mês, datas que coincidem com a participação da equipe bauruense nos Jogos Regionais de Lençóis Paulista.

Ciente da importância das duas competições não só para a equipe, mas também para a cidade, e da obrigação de sempre defender Bauru em campeonatos de relevância, a diretoria do Vôlei Bauru propôs à FPV a realização da Copa São Paulo em Bauru em novas datas, além da divisão dos custos da competição em parceria com a Prefeitura de Bauru.

No entanto, a proposta não foi aceita pela FPV, que manteve a atual programação do torneio, inviabilizando a participação do time bauruense na competição vencida na temporada passada pelo Vôlei Bauru.

Marcelo Ferrazoli/Vôlei Bauru
Marcelo Ferrazoli/Vôlei Bauru
Foto: LANCE!
LANCE!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade