2 eventos ao vivo

Veja dicas de como manter a vitalidade e evitar lesões dentro da categoria master nas artes marciais

O que fazer, durante a jornada como competidor, para manter um alto rendimento após o fim da classe adulta? Confira seis dicas de um médico do esporte e ortopedista e saiba mais

15 ago 2020
10h18
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Cada vez mais, as competições na categoria master - acima dos 30 anos - estão ficando disputadas no universo das artes marciais. O que chama atenção é a questão da vitalidade de diversos atletas entre homens e mulheres. Mas o que fazer, durante a jornada como competidor, para manter um alto rendimento após o fim da classe adulta?

Classe master no Jiu-Jitsu está crescendo ano após ano (Foto Camila Nobre)
Classe master no Jiu-Jitsu está crescendo ano após ano (Foto Camila Nobre)
Foto: Lance!

No Jiu-Jitsu, por exemplo, o Mundial Master, o Internacional de Master, entre outros torneios no Brasil e fora, vão batendo recorde de participantes inscritos ano após ano. O nível aumenta e os cuidados com o corpo precisam ser redobrados.

A TATAME procurou o Dr. Rafael Fonseca, médico do esporte e ortopedista, para apresentar seis dicas de como manter a vitalidade dentro do esporte. Confira abaixo!

1 - Primeiro de tudo é buscar uma boa alimentação. Pois, refeições ricas em vitaminas, carboidratos, proteínas e gordura são as responsáveis por nutrir e promover o fortalecimento dos músculos, vasos sanguíneos e demais partes do corpo.

2 - Com a devida nutrição, a energia celular será maior ajudando no desempenho do atleta em campo e nos treinos, e ainda, ajudará na recuperação dos tecidos musculares esforçados durante as partidas. Por esses motivos, o ideal é planejar sua dieta!

3 - Faça exercício de flexibilidade. O alongamento é uma dica para o início do treino esportivo. A condição física do atleta profissional terá um desempenho maior quando alongar os membros do corpo mais esforçados em partidas. Ou seja, o alongamento promove a elasticidade do músculo e consequentemente evitará futuras lesões, com isso, facilita na agilidade e evita câimbras no atleta.

4 - Faça exercícios de força e flexibilidade. Os exercícios de força se referem à musculação, é a atividade que utiliza pesos para desenvolver a resistência do músculo. Em relação a condição física do atleta profissional é desenvolvida com a frequência desta atividade, pois com o tempo ficará mais forte, mais preparado e evitará lesões por falta de força do músculo.

5 - Faça exercícios de capacidade aeróbica. As atividades aeróbicas resume-se em atividades que fortalecem o aparelho respiratório do corpo humano, além dos órgãos cardiovasculares.

6 - Preserve o limite do corpo. Essa última dica é a mais importante! Tudo na vida exige desempenho, mas também exige descano.

Veja também:

Resumão do Mercado - #2
Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade