0

'Respeito ao telespectador', diz Gaciba sobre divulgação de imagens do VAR ao público no segundo turno

Presidente da Comissão de Arbitragem diz que rumos da arbitragem brasileira para a sequência do Brasileirão mostrarão o quanto juízes procuram 'acertar ao máximo'

19 ago 2019
17h02
atualizado às 17h05
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A busca pela transparência dita os novos rumos da arbitragem brasileira. Em entrevista ao LANCE! após a palestra que realizou na sede da CBF, o presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, afirmou que a divulgação das imagens do VAR para os espectadores a partir do segundo turno do Campeonato Brasileiro é uma forma de "zelar" também por quem acompanha a competição:

'Transparência é o fator predominante' (Vinícius Faustini/Lancepress!
'Transparência é o fator predominante' (Vinícius Faustini/Lancepress!
Foto: Lance!

- Mostra respeito da arbitragem ao telespectador. Vai ser um processo interessante, e mostrará o quanto eles (a equipe de arbitragem) procuram acertar ao máximo.

Gaciba destacou que esta conduta fez a diferença também para o STJD avaliar os pedidos de impugnação de partidas que clubes fizeram por questionarem decisões do VAR:

- Transparência foi o fator predominante. O processo foi completamente limpo, e teve como fator decisivo respeitar os clubes. Fomos os primeiros a oferecer as câmeras do árbitro de vídeo para que eles soubessem como ocorreu cada decisão.

Além de divulgar aos telespectadores que a novidade que as imagens que o árbitro vê no monitor do VAR ao checar e revisar um lance, Gaciba disse que a CBF estuda mostrar o passo a passo nos telões dos estádios. Atualmente, são oito a 12 câmeras para jogos pequenos, e 25 a 26 câmeras para jogos com dois provedores.

Veja também:

COLUNA DE VÍDEO: 'CBF precisa se voltar para quem garante o futebol brasileiro'
Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade