1 evento ao vivo

'Respeito ao telespectador', diz Gaciba sobre divulgação de imagens do VAR ao público no segundo turno

Presidente da Comissão de Arbitragem diz que rumos da arbitragem brasileira para a sequência do Brasileirão mostrarão o quanto juízes procuram 'acertar ao máximo'

19 ago 2019
17h02
atualizado às 17h05
  • separator
  • 0
  • comentários

A busca pela transparência dita os novos rumos da arbitragem brasileira. Em entrevista ao LANCE! após a palestra que realizou na sede da CBF, o presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, afirmou que a divulgação das imagens do VAR para os espectadores a partir do segundo turno do Campeonato Brasileiro é uma forma de "zelar" também por quem acompanha a competição:

'Transparência é o fator predominante' (Vinícius Faustini/Lancepress!
'Transparência é o fator predominante' (Vinícius Faustini/Lancepress!
Foto: Lance!

- Mostra respeito da arbitragem ao telespectador. Vai ser um processo interessante, e mostrará o quanto eles (a equipe de arbitragem) procuram acertar ao máximo.

Gaciba destacou que esta conduta fez a diferença também para o STJD avaliar os pedidos de impugnação de partidas que clubes fizeram por questionarem decisões do VAR:

- Transparência foi o fator predominante. O processo foi completamente limpo, e teve como fator decisivo respeitar os clubes. Fomos os primeiros a oferecer as câmeras do árbitro de vídeo para que eles soubessem como ocorreu cada decisão.

Além de divulgar aos telespectadores que a novidade que as imagens que o árbitro vê no monitor do VAR ao checar e revisar um lance, Gaciba disse que a CBF estuda mostrar o passo a passo nos telões dos estádios. Atualmente, são oito a 12 câmeras para jogos pequenos, e 25 a 26 câmeras para jogos com dois provedores.

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade