0

Não é a primeira vez: Relembre outras edições de Copa América que tiveram seleções convidadas

Japão e Qatar foram convidadas pela CONMEBOL para jogar a atual edição. Estados Unidos, Costa Rica, México, Haiti, Panamá, Honduras e Jamaica também já participaram

12 jun 2019
15h31
  • separator
  • comentários

A Copa América de 2019 terá duas seleções como convidadas para fechar o grupos das 12 equipes. Japão, pela segunda vez, e Qatar, estreando no torneio, jogarão a competição que começa nesta sexta-feira. No entanto, não é a primeira vez que países fora da CONMEBOL disputam o campeonato. O LANCE relembrou as edições que tiveram países convidados.

COPA AMÉRICA 1993

Japão e Qatar vão jogar a Copa América de 2019 (Foto: Reprodução)
Japão e Qatar vão jogar a Copa América de 2019 (Foto: Reprodução)
Foto: Lance!

(Foto: Reprodução)

A primeira Copa América que teve países fora da América do Sul como participantes foi a de 1993, sediada no Equador. Estados Unidos e México foram convidadas pela CONMEBOL para integrar o torneio. Os estadunidenses ficaram na lanterna do grupo A, com apenas um ponto, enquanto os latinos chegaram na final da competição, sendo derrotados na final para a Argentina.

COPA AMÉRICA 1995

AFP

À convite da CONMEBOL, México e Estados Unidos participaram novamente da Copa América, agora em 1995, sediada no Uruguai. Desta vez, os estadunidenses fizeram bonito e conseguiram chegar às semis do torneio, onde foram derrotados pelo Brasil. Na disputa pelo terceiro lugar, os EUA perderam para a Colômbia. O México caiu nas quartas de final para o companheiro norte-americano.

COPA AMÉRICA 1997

AFP

Na Copa América de 1997, com sede na Bolívia, Costa Rica e México foram os 'intrusos' na competição. Os costarriquenhos caíram ainda na fase de grupos, ficando na lanterna do grupo C, enquanto o México chegou às semifinais, onde perderam para a anfitriã do torneio. Na disputa do terceiro lugar, os latinos venceram o Peru por 1 a 0.

COPA AMÉRICA 1999

Divulgação

Sediada no Paraguai, a Copa América de 1999 contou com convites da CONMEBOL à México e Japão. Os asiáticos não tiveram muita sorte em sua aparição no torneio e ficaram na lanterna do grupo A, com apenas um ponto. Os mexicanos foram bem mais uma vez e chegaram às semifinais, onde caíram para o Brasil. Na disputa pelo terceiro lugar, os latinos derrotaram o Chile por 2 a 1.

COPA AMÉRICA 2001

(Foto: Reprodução)

Disputada na Colômbia, a Copa América de 2001 contou com México, Costa Rica, e pela primeira vez, a seleção de Honduras. Os três avançaram para a fase seguinte do torneio, tendo o México chegado mais longe, até a final, onde perdeu para a Colômbia por 1 a 0. Os hondurenhos perderam na semifinal para os anfitriões e venceram o Uruguai na disputa pelo terceiro lugar. A Costa Rica caiu ainda nas quartas.

COPA AMÉRICA 2004

(Foto: ANTONIO SCORZA/AFP)

Com sede no Peru, a Copa América de 2004 teve novamente México e Costa Rica como seleções convidadas da CONMEBOL. Ambas as equipes avançaram na fase de grupos, mas caíram nas quartas de final. Os costarriquenhos foram eliminados pela Colômbia por 2 a 0, enquanto os mexicanos foram goleados pelo Brasil por 4 a 0.

COPA AMÉRICA 2007

(Foto: Divulgação/AFP)

A Copa América de 2007 teve sede na Venezuela e contou com México e Estados Unidos como convidados. Os estadunidenses foram eliminados ainda na fase de grupos, com a pior campanha do torneio. Já os mexicanos foram até a fase semifinal, onde foram derrotados pela Argentina por 3 a 0. Na disputa do terceiro lugar, a equipe perdeu para o Uruguai por 3 a 1.

COPA AMÉRICA 2011

AFP

Sediada na Argentina, a Copa América teve a dupla México e Costa Rica como participantes convidados novamente. Ambos foram eliminados ainda na primeira fase da competição, tendo o México a pior campanha do torneio.

COPA AMÉRICA 2015

Chile campeão Copa América 2015 (Foto: NELSON ALMEIDA)

Em 2015, na Copa América do Chile, que teve os anfitriões como campeões pela primeira vez, México e Jamaica foram as seleções convidadas. No entanto, ambas fora eliminadas ainda na fase de grupos da competição.

COPA AMÉRICA 2016

(Foto: AFP)

Na Copa América Centenária de 2016, CONMEBOL E CONCACAF se organizaram para o montar o torneio que teve sede nos Estados Unidos. Além dos sul-americanos e os anfitriões, México, Costa Rica, Jamaica, Panamá e Haiti jogaram o torneio. Os estadunidenses chegaram até as semis, onde foram derrotados pela Argentina por 4 a 0. Na disputa do terceiro lugar, o time da casa perdeu para a Colômbia por 1 a 0.

O México chegou até as quartas, onde caiu para o campeão Chile, com uma sonora goleada por 7 a 0. Costa Rica, Haiti, Jamaica e Panamá caíram ainda na primeira fase.

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade