PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

LANCE!

Maracanã dá dores de cabeça aos organizadores da abertura da Rio-2016

23 set 2015 - 14h26
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos grandes desafios dos diretores criativos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016 tem sido a limintação física do Maracanã, estádio que receberá a festa do dia 5 de agosto do ano que vem. Os túneis e as portas de acesso foram considerados pequenos, e muitas das ideias acabaram vetadas por falta de espaço.

Flamengo x Cruzeiro - Campeonato Brasileiro - Maracanã
Flamengo x Cruzeiro - Campeonato Brasileiro - Maracanã
Foto: Celso Pupo/Fotoarena / LANCE!Press

– Terão de entrar 12 mil atletas por uma porta dessas. São 2h30 se conseguirmos acelerar as pessoas. As cadeiras estarão lotadas, e você não pode encobrir a visão de quem estiver nas primeiras fileiras e obrigá-los a ficar de pé para assistir. Também não pudemos elevar o piso, porque debaixo existe o gramado que será usado no futebol. Então, nós temos de contornar todas essas limitações – disse o cineasta Fernando Meirelles, um dos diretores da abertura.

Inicialmente, estava prevista uma reforma de adequação do Maracanã em julho do ano passado para que o local pudesse receber a cerimônia. O encerramento acontecerá no Estádio Nilton Santos (Engenhão). O governo do estado, no entanto, descartou a possibilidade, levando em conta os custos e o fato de que o estádio já havia sido reformado para a Copa do Mundo por R$ 1,2 bilhão, pagos com dinheiro público.

– Foi um problema para nós. Até cogitamos levar a cerimônia para outros locais, como o Sambódromo, mas achamos que o Maracanã é icônico e que teria de ser lá, mesmo que tenham nos dito que não haveria reforma – contou Meirelles, que, apesar das dificuldades, diz ter tirado proveito da situação desfavorável:

– Por um lado é legal, porque na hora que você tenta driblar esssas barreiras, começa a ter ideias. Estamos estimulados. Não ficamos broxados com as limitações – completou.

Durante os ensaios com os voluntários da cerimônia, o palco que simulará o Maracanã será o Estádio Moça Bonita, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O local foi escolhido pelo fato de apresentar dimensões semelhantes ao primeiro.

Voluntários são bem-vindos

O Comitê Rio-2016 ainda está longe de alcançar o número ideal de candidatos a voluntários para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de dos Jogos Paralímpicos Rio do ano que vem. As inscrições vão até o dia 30 de setembro, pelo site www.rio2016.com.

Em seguida, acontecerão as audições, entre novembro e fevereiro. Os ensaios começam em março, com frequência de três vezes por semana. São esperados voluntários com habilidades artísticas específicas. Saber dançar ou tocar instrumentos musicais são algumas delas.

– Já ultrapassamos a meta de 12 mil, mas queremos chegar a 30 mil para termos uma margem – disse o diretor de cerimônias do Comitê Rio-2016, Leonardo Caetano. 

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade