0

Da Universíade ao Mundial: Bárbara e Debinha são exemplos dessa trilha

Duas das jogadoras que disputam a atual Copa do Mundo de futebol pelo Brasil, na França, já defenderam a Seleção na Olimpíada Universitária, cuja edição deste ano será na Itália

14 jun 2019
14h14
  • separator
  • 0
  • comentários

Segundo maior evento poliesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a 30ª edição da Universíade - a Olimpíada Universitária - acontecerá na cidade de Napoli, na Itália, de 3 a 14 de julho. São esperados cerca de 10 mil atletas universitários de mais de 128 países, que vão disputar 18 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei. O Brasil será representado por cerca de 170 atletas, entre elas as jogadoras da Seleção de futebol feminino, que vai defender a medalha de ouro obtida na última edição, em Taipei-2017.

Bárbara e Debinha defenderam a Seleção na Universíade e hoje são colegas de Marta, Cristiane & cia. (Divulgação)
Bárbara e Debinha defenderam a Seleção na Universíade e hoje são colegas de Marta, Cristiane & cia. (Divulgação)
Foto: Lance!

Devido ao formato da competição, o futebol começa em 2 de julho, véspera da abertura oficial do evento. A Seleção Brasileira feminina estreia nesa data, às 16h (horário de Brasília), contra a Irlanda. Além das duas equipes, a Coreia do Sul completa o grupo C.

O torneio vai servir para mostrar ao mundo nossas craques que um dia poderão estar na Seleção Principal. É comum atletas que disputam a Universíade se tornarem campeões de renome ao longo da carreira.

Por exemplo, entre as 23 convocadas para representar o Brasil na atual Copa do Mundo de futebol feminino na França, duas jogadoras já disputaram uma Universíade. Pela Seleção Universitária, a goleira Bárbara e a atacante Debinha participaram das edições de 2013 e 2011 do evento, respectivamente.

A pernambucana Bárbara tem 31 anos e iniciou sua carreira no Sport Club do Recife, onde jogou por cinco anos. Também passou pela Alemanha e Suécia antes de defender seu atual time, o Avaí/Kindermann (SC). Sua primeira convocação para a Seleção adulta foi em 2007 e desde então participou de quatro Copas do Mundo, Pan-Americanos, Olimpíadas e Copa América.

Em 2013, a atleta participou da Universíade em Kazan, na Rússia, e conquistou a medalha de bronze. Na época, Bárbara estudava fisioterapia pela Unip/SP. Hoje em dia, a jogadora cursa enfermagem numa faculdade parceira do Avaí.

Já Débora - ou Debinha - nasceu em Brasópolis (MG) e é estreante em Copas do Mundo. Com 27 anos, a atacante tem passagens por alguns times do Brasil como Saad e Portuguesa e breve estada na China. Atualmente, defende o North Carolina Courage, atual campeão da liga americana.

Debinha participou da Universíade de Shenzhen, na China, em 2011. Assim como Bárbara, também conquistou a medalha de bronze. Além da Seleção Universitária, a atleta já defendeu a Seleção Adulta na Copa América e nos Jogos Olímpicos.

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade