0

Trívia da Copa: em 3 títulos, Brasil foi algoz de país-sede

Em 58, 62 e 94, Seleção teve o anfitrião no caminho trilhado para a conquista do título; Itália (duas vezes), Uruguai e Alemanha foram as outras a conseguirem a façanha

30 mai 2018
19h51
atualizado às 21h16
  • separator
  • 0
  • comentários

Seleção que mais vezes conquistou a Copa do Mundo, o Brasil foi o carrasco do país-sede em três de suas cinco conquistas. Apenas em 1970, no México, e em 2002, na parceria Coreia do Sul/Japão, a equipe canarinho não teve pela frente o anfitrião. Itália (duas vezes), Uruguai e Alemanha foram as outras campeãs que emendaram na campanha a derrubada dos donos da casa. Ironicamente, o Brasil foi vítima do mesmo veneno nas duas vezes em que sediou a competição: em 50, perdeu a decisão para os uruguaios, e em 2014 levou os humilhantes 7 a 1 dos futuros campeões alemães. A Itália superou a França na caminhada para o bi, em 38, e passou pela Alemanha na semifinal em 2006.

O primeiro título mundial da Seleção Brasileira saiu após histórica vitória por 5 a 2 sobre a Suécia. Histórica pelo mais evidente, a taça, e também por conta do placar com brilho de Pelé, então um garoto de 17 anos. O menino, que seria "coroado Rei", fez dois na decisão, mesmo número de Vavá. O outro foi de Zagallo. Quatro anos mais tarde, o bi seria conquistado com a assinatura de Mané Garrincha, içado a astro da equipe após lesão de Pelé ainda na primeira fase. Na semifinal, os anfitriões chilenos foram as vítimas, derrotados por 4 a 2, O ponta direita fez dois e Vavá (mais uma vez) também balançou as redes em duas oportunidades.

 

Em 1994, os 24 anos de espera foram interrompidos com a celebração do tetra. E na trajetória, a equipe comandada por Parreira superou os anfitriões Estados Unidos por 1 a 0, nas oitavas de final. A partida ficou ainda mais famosa por ter ocorrido no dia 4 de julho, quando se comemora o aniversário da declaração da Independência americana. Bebeto fez o gol quando a Seleção tinha um a menos em decorrência da expulsão do lateral Leonardo após cotovelada em Tab Ramos.

OS OUTROS CAMPEÕES QUE ELIMINARAM ANFITRIÕES

ITÁLIA
1938 - Italianos passaram pela França nas quartas de final: 3 a 1
2006 - A Alemanha caiu para a Itália nas semifinais: 2 a 0 na prorrogação

URUGUAI
1950 - Na decisão, o episódio que ficou conhecido como Maracanazo: 2 a 1 no Brasil e o bicampeonato da Celeste

ALEMANHA
2014 - Na semifinal, alemães impõem a pior derrota da história da Seleção Brasileira em Copas: 7 a 1

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade