0

Ciclismo: Jakob Fuglsang é o campeão da Liège-Bastogne

Dinamarquês da Astana vence a clássica monumento belga. Agora os ciclistas esquentam turbinas para o Giro da Itália, a 1ª grande volta

28 abr 2019
15h51
  • separator
  • 0
  • comentários

O dinamarquês Jakob Fuglsang foi o grande vencedor da Liège-Bastogne-Liège, a mais antiga das cinco provas clássicas monumento (as principais) do circuito mundial de ciclismo e a que fecha o circuito das três clássicas da Bélgica, realizadas num espaço de uma semana.

AFP
AFP
Foto: Lance!

O resultado foi especial para o atleta da Astana. Afinal, Fuglsang foi o terceiro colocado na primeira das três clássicas belgas, a Amstel, no domingo retrasado; depois, na quarta-feira passada, foi vice-campeão na Fleche Walonne; e acabou
vencendo a principal delas neste domingo, ganhando mais 500 pontos no ranking do circuito.

Fuglsang fechou com 6h37m36s. Em seguida vieram dois atletas da Bora: o italiano David Formolo (27s atrás) e o italiano Maximilian Schachmann (57s atrás do líder).

A PROVA
A prova (de 256 km e que é disputada desde 1892) contou com várias pequenas fugas e a decisão ficou para a reta final, quando Fuglsang atacou na subida e abriu boa distância na descida final. Neste momento, ele deu um susto na torcida: perdeu um pouco o equilíbrio quando estava em alta velocidade e quase caiu. A vantagem construída o fez vencer com tranquilidade, colocando quase meio segundo para o segundo colocado.

- Foi muita adrenalina naquela derrapada - disse Fuglsang após a prova, para completar:

- Todos sabiam que a disputa seria dura e de alto nível, mas contei com o trabalho dos gregários (ciclistas que trabalham para o principal ciclista da equipe) e eles me deixaram numa boa para a reta final. Na chegada, a minha mulher já me deu um beijo e me falou que eu sou 3-2-1, pois primeiro fui terceiro, depois segundo e ganhei a Liège.

No feminino
Entre as mulheres, o pódio foi todo holandês. Annemiek van Vleuten, depois de bater na trave com os vices na Amstel e na La Flèche, foi a vencedora com larga vantagem, seguida por Floortje Mackaij e Demi Vollering.

E agora, Giro da Itália!
Com o fim das tríplices provas clássicas da primavera belga, as atenções estão voltadas para o Giro da Itália, a primeira das três grandes voltas da temporada e que começará no dia 11 de maio.

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade