PUBLICIDADE

LANCE!

Ceará pede anulação de jogo com São Paulo por "erro claro"

Clube entende que houve erro claro na avaliação das regras e que a jogada deveria ter sido revisada no vídeo. CBF, no entanto, julga internamente que não existiu erro

21 ago 2019 - 16h02
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Antônio Cícero/Photopress / Estadão

O Ceará solicitou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a anulação da partida contra o São Paulo, disputada no Morumbi no último domingo e vencida pelos paulistas por 1 a 0. O motivo alegado pelo clube nordestino é um "erro claro de avaliação das regras" por parte da arbitragem.

O lance que gera a reclamação do Ceará envolveu o goleiro Tiago Volpi, do São Paulo, e o atacante Felippe Cardoso. Já no segundo tempo, com o time tricolor vencendo por 1 a 0, Felippe ficou frente a frente com Volpi, tocou a bola em direção ao gol e foi atingido pelo goleiro.

Em sua avaliação interna, a CBF considerou que não houve pênalti na jogada. O Ceará entende que o lance deveria ter sido revisado no vídeo pelo árbitro de campo, Gilberto Rodrigues Castro Júnior, mas Leonardo Gaciba, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, disse na segunda-feira ao SporTV que ouviu os áudios da comunicação entre a cabine do VAR e o campo e que o árbitro de vídeo orientou que o jogo seguisse. O time alvinegro quer que esse áudio seja divulgado.

De acordo com o artigo 84 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), o resultado da partida não será homologado se o presidente do STJD entender que o caso deve ser julgado.

Isso aconteceu, por exemplo, quando o Botafogo pediu ao STJD para que anulasse a sua derrota por 1 a 0 para o Palmeiras devido a um suposto erro de procedimento do VAR. Até que o caso fosse julgado, com derrota do clube carioca no tribunal, os pontos palmeirenses não foram oficialmente computados.

Veja também:

Os maiores artilheiros sub-23 do mundo:
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade