0

Agências antidoping pedem Rússia fora dos Jogos de Inverno

A carta assinada por 17 países, incluindo Estados Unidos e Reino Unido, foi enviada ao Comitê Olímpico Internacional

14 set 2017
13h31
atualizado às 13h52
  • separator
  • comentários

Agências antidoping de 17 países diferentes, incluindo Estados Unidos e Reino Unido, enviaram ao Comitê Olímpico Internacional (COI) uma carta pedindo que a Rússia seja banida dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang-2018.

Rússia pode ficar de fora dos Jogos de Pyeongchang-2018 (Foto: Divulgação/ CO PyeongChang-2018)
Rússia pode ficar de fora dos Jogos de Pyeongchang-2018 (Foto: Divulgação/ CO PyeongChang-2018)
Foto: LANCE!

De acordo com o documento, a lentidão das investigações contra o esquema de doping no país trazem insegurança quanto a permitir que os russos disputem a competição.

"O COI precisa imediatamente emitir consequências significativas. A falta de investigação rápida representa um perigo claro para os atletas limpos do mundo inteiro e que irão participar dos Jogos de Inverno de 2018", pedem as entidades, que completam. "Nós temos sérias dúvidas de que os Jogos de 2018 serão limpos por causa da investigação incompleta diante da grande evidência do uso individual de doping dos atletas russos nos Jogos de Sochi-2014".

Também é solicitado que a Rússia assuma publicamente a responsabilidade sobre o escândalo e que provem que uma reforma séria está sendo realizada. No ano passado, um relatório independente da Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) acusou doping patrocinado pelo Estado russo. O COI ainda não definiu as punições.

LANCE!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade