2 eventos ao vivo
Logo do Jogos Pan-Americanos
Foto: terra

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

Brasil bate EUA nos pênaltis no hóquei e garante vaga ao Rio

Eduardo Palacio / Terra

Sob olhar de Carlos Arthur Nuzman, brasileiros vencem em pênaltis e garantem direito de disputarem hóquei na grama na Olimpíada de 2016

21 jul 2015
20h20
atualizado às 23h49
  • separator
  • comentários

“Caramba, parece que o Brasil realmente vai conseguir a classificação para o Rio!”. O comentário incrédulo era feito por vários voluntários do Pan 2015 à beira do campo, na torcida pela Seleção contra os Estados Unidos pelas quartas de final. Não parecia só, foi: com a torcida de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), os brasileiros venceram os americanos em uma espécie de pênaltis após levarem o gol de empate no tempo normal por 1 a 1 a quatro minutos do fim e se garantiram na Olimpíada do próximo ano de forma inédita.

Para conseguir a vaga, a federação internacional do esporte havia decidido: como a Seleção não tem um nível alto, teria que ficar entre as seis melhores no Pan – as meninas do esporte sequer tiveram essa oportunidade da federação, pelo nível considerado baixo. 

Brasil venceu nos pênaltis jogo duro contra Estados Unidos
Brasil venceu nos pênaltis jogo duro contra Estados Unidos
Foto: Eduardo Palacio / Terra

A Seleção não só conseguiu o feito, como também está na semifinal em Toronto. Se perdesse, a Seleção entraria pressionada para a disputa do sexto lugar contra Canadá ou Trinidad e Tobago – um dos dois também será o adversário da semi, partida agora mais relaxada.

Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, acompanhou vitória do hóquei na grama e classificação histórica
Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, acompanhou vitória do hóquei na grama e classificação histórica
Foto: Terra

Para chegar à vitória, o Brasil contou com um gol anulado para os Estados Unidos no primeiro tempo. A Seleção surpreendeu ao conseguir marcar no terceiro quarto e passou a se defender, contando com milagres do goleiro Faustino. A quatro minutos do término, contudo, levou o empate – o mesmo arqueiro ainda salvou uma virada adversária que ocorreria a 20s do término.

Nos pênaltis, que são realizados com os jogadores saindo cara a cara com os goleiros adversários, o Brasil foi superior e venceu os americanos por 4 a 2. Foi a deixa para a loucura tomar conta do gramado, com a invasão de membros da comissão técnica e até de Nuzman. O hóquei na grama masculino terá o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016!

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade