PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Raicca Ventura e Augusto Akio garantem a prata no skate park do Pan

22 out 2023 - 12h28
(atualizado em 23/10/2023 às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Na manhã deste domingo, o Time Brasil seguiu com a tradição iniciada no último sábado nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile: a de ganhar medalhas no skate. Raicca Ventura, de 16 anos, terminou na segunda posição e levou a medalha de prata no skate park. Augusto Akio, o Japinha, obteve o mesmo resultado no masculino.

A canadense Fay Ebbert, de 13 anos, foi quem ficou com a medalha de ouro no feminino, com uma nota final de 84.66, enquanto a estadunidense Bryce Wettstein completou o pódio ao ganhar o bronze, finalizando com a pontuação de 79.95.

Raicca não cedeu à pressão e e garantiu sua melhor nota na volta final. A brasileira foi a última a entrar na pista, mas conseguiu superar as dificuldades e terminou com uma avaliação de 82.54. Assim, ela conquistou mais uma medalha de prata para o Time Brasil no Pan 2023.

Após terminar com o segundo lugar, a atleta comentou sobre qual era sua ideia para a disputa da prova. "Minha estratégia era assim: na primeira volta, segurar e fazer a volta mais simples, em que você sabe que vai acertar tudo. Aí, se acertar a primeira, fazer o mais difícil nas outras. Só que eu errei a primeira, que era a mais fácil", disse.

Na primeira volta, Raicca chegou a fazer boas manobras, mas caiu nos últimos segundos e acabou perdendo parte importante de sua nota. Em seguida, a jovem foi para a segunda volta e tudo se repetiu novamente: ela iniciou bem, mas sofreu a queda. Na volta final, a skatista foi para o tudo ou nada e conseguiu a prata.

"Só tinha mais duas (voltas), então eu decidi fazer a difícil, a volta que era para ficar bem (na classificação). Aí eu errei a segunda e pensei: 'Sobrou só uma'. Era uma chance, mas era só dela que eu precisava. Então eu acertei. Deu tudo certo, saí com uma medalha de prata e estou muito feliz".

Raicca Ventura também exaltou a torcida brasileira, que está marcando presença no Pan. "Não tinha ninguém que gritava mais que os torcedores brasileiros. Toda vez que eu passava ali perto eles gritavam 'vai Brasil'. Eu adoro isso".

A skatista ainda comentou sobre os planos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. "(A estratégia) é treinar bastante e me preparar para os mundiais, porque eles que dão vaga para as Olimpíadas. Estou treinando para nos próximos mundiais me dar bem de novo. Vou fazer tudo que eu tiver, dar o meu melhor e espero sair com uma medalha (de Paris)", concluiu.

Prata no masculino

Já no masculino, Augusto Akio, o Japinha, não foi bem na primeira volta da prova do skate park, mas levantou o público na segunda passagem. Assim, conseguiu a medalha de prata para o Brasil com 84.12 pontos.

O ouro ficou com o norte-americano Robert Nye (86.68), enquanto a conquista do bronze foi para Steven Pineiro (83.24), de Porto Rico.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade