Zileide Cassiano conquista medalha de prata para o Brasil no salto em distância (T20)
A atleta brasileira ficou a seis centímetros da marca da primeira colocada
No fim da tarde desta sexta-feira (6), Zileide Cassiano conquistou a medalha de prata para o Brasil no salto em distância da classe T20 (atletas de pista com deficiência intelectual), nas Paralimpíadas de Paris 2024. A atleta brasileira garantiu sua melhor marca logo no primeiro salto, alcançando 5,76 metros.
O ouro ficou com a polonesa Karolina Kucharczyk, que atingiu a marca de 5,82 metros. Já o bronze foi para a turca Fatma Altin, com um salto de 5,68 metros. A disputa foi acirrada, com Zileide ficando a apenas seis centímetros da campeã.
Nascida em Ribeirão Preto (SP), Zileide foi diagnosticada com deficiência intelectual aos seis anos de idade e descobriu o esporte paralímpico por meio do incentivo de um treinador em sua cidade natal, no interior de São Paulo. A partir daí, começou a competir em eventos regionais, ganhando destaque no salto em distância.
Outras duas brasileiras também participaram da prova, Jardênia Félix e Débora Lima, que terminaram na quinta e sexta colocações, respectivamente.